TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE LOGÍSTICA

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

SÉRIE: 3ª

DISCIPLINAS: LOGÍSTICA EMPRESARIAL, PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS, INTERMODAIS E GESTÃO EM MARKETINK

DESAFIO PROFISSIONAL III

 

Cayo Benício Sousa Silva              RA:  5987393535

    Júlio Cesar Ildefonso da Silva        RA:  1909595119

    Marcelo dos Santos Silva               RA:  5419818440

    Rodrigo Morais Sousa                    RA:  6025823977

    Tutor presencial: Fabiano de Almeida Souza

Tutor a distância: Gilberto Carmo de Morais

Valparaíso de goías 2018


CONCEITO DE LOGÍSTICA

Para Magee, conforme mencionado por MOURA, 2006, pág. 26, a logística é “a arte” de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fornte ao consumidor. O sistema logístico inclui o fluxo total de materiais, desde a aquisição da matéria-prima até à entrega dos produtos acabados aos consumidores finais, apesar de, tradicionalmente, as empresas isoladas controlarem, directamente, somente uma parte do sistema total de distribuição física do seu produto.”

Para Ballou, conforme mencionado por MOURA, 2006, pág. 32, a logística “trata de todas as actividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável”.

CONCEITO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Para BALLOU, 2006, Pág. 28, parte do gerenciamento da cadeia de suprimentos é definido como a coordenação estratégia sistemática das tradicionais funções de negócios e das táticas ao longo dessas funções de negócios no âmbito de uma determinada empresa e ao longo dos negócios no âmbito da cadeia de suprimentos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho a longo prazo das empresas isoladamente e da cadeia de suprimentos como um todo.

A coordenação da cadeia de suprimentos é um procedimento que significa planejar diferentes fluxos de bens, serviços, finanças e conhecimentos, bem como a ligação entre empresas, com o intuito de almejar ou sustentar as metas institucionais. A administração da cadeia de suprimentos denomina-se um conjunto de técnicas funcionais utilizadas com a função de possibilitar uma melhor inclusão e uma melhor gerência. A gestão apropriada da cadeia de suprimentos possibilita uma produção desenvolvida para ofertar ao cliante final o bem certo, na quantidade correta, no tempo certo, prezando o lead-time e cultivando o nome da empresa.

O desempenho correto e o faturamento de uma empresa está submetido a uma série de condições como a base de uma organização, trabalho de qualidade, funcionários incentivados, efetivação de prazos com a intenção de colocar em ordem os diversos setores de uma organização. Podendo ser chamada também de supply chain, a cadeia de suprimentos caracteriza-se como um conjunto de técnicas capacitados para compor os fluxos de serviços, bens e conhecimentos com transporte, custos, estoque dentre vários da cadeia de suprimentos. Todo esse procedimento quando eficazmente aplicado assegura o aperfeiçoamento  na característica do produto e ou serviço, contento do cliente e a obtenção das metas da organização visando sempre um bom, perfeito e adequado planejamento com base em um grupo de trabalho dedicado com suas funções planejando a construção dos processos, analisando fornecedores, prevendo demandas sempre com o mínimo possível de estoque de matéria-prima dentre vários fatores importantes da área.

CADEIA DE SUPRIMENTOS RESPONSIVA

        A cadeia de suprimentos responsiva em suma baseia-se em todos os estágios do suporte dos litígios do cliente, incluindo todas as fases desde os fornecedores até o cliente final. É o planejamento, competência as responsabilidade das empresas que proporciona serviços, produtos de qualidade ao mercado, devendo possuir locais adequados para o armazenamento com baixo custo, possuir agilidade no planejamento de todas as ações necessárias para o desempenho das funções. A empresa inserida no contexto responsivo deverá ter seus fornecedores de forma geral ágeis e o mais próximos possíveis, afim de evitar constangimentos que possam impactar diretamente em sua fonte de confecção, possuir um bom convívio com seus clientes, fazer uso do sistema empurrado que visa primeiro a fabricação do produto, abaste-se o estoque para suprir determinado cliente para somente depois, fazer a distribuição dos produtos à seus clientes e o sistema puxado que consiste em primeiro vender para depois começar a fabricação.

LEAD TIME

        Trata-se de um termo da engenharia da produção que está sendo aplicado de forma simples e consiza à cadeia de suprimentos. Trabalhar e saber o que é e executar de forma adequada o lead time nos dias de hoje é de suma importância para cada fornecedor que visa sempre um bom relacionamento com seus clientes, é ser eficiente no momento certo, na hora certa e sempre de forma correta. O lead time tem como função principal realizar as entregas dos produtos acabados no tempo certo e de maneira correta à seus clientes afim de evitar gargalos.

        Em suma, o ofício tradicional do lead time resume-se no tempo em que o pedido chega até a entrega final ao seu cliente, está presente as fazes de aquisição de matéria-prima se for o caso, confecção do produto e a entrega no menor tempo possível. O planejamento organizacional é relevante para que cada vez mais o lead time seja reduzido, é uma meta que as empresas devem levar em consideração, quanto menor o tempo de entrega, mais satifeitos os clientes serão. Alguns fatores devem ser observados para possuir um bom relacionamento com o cliente, são eles:

  • Planejar o tempo adequado para confecção/aquisição de cada item;
  • A escolha da matéria-prima com menor tempo para entrega;
  • Definição em dias/horas para término do produto ou serviço;
  • Programação do tempo para receber os produtos.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

        Com o próposito de almejar uma empresa de sucesso e reconhecida no mercado nacional é de suma importância o planejamento a programação e o controle de tudo produzido, visto que a concorrência está cada vez mais acirrada.  Um dos objetivos fundamentais do Planejamento e Controle da Produção é trabalhar de maneira correta e eficaz visando a obtenção no alcance de melhores resultados. Diante disso, está claro que todas as empresas devem dar um passo à frente com o planejamento necessário afim de evitar imprevisões, nenhuma tarefa deverá ser executada aleatoriamente, todo o gestor deve antecipar toda a ação de produção, afim de evitar desperdício de matéria prima, perda de mão de obra, retardo ou precipitações desnecessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com