TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso do Camarão

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  3.028 Visualizações

Página 1 de 2

O CASO DO CAMARÃO

  1. Que solução você, daria para este problema?
  2. Como ser mais competitivo?
  3. Como ser mais baixo o custo?
  4. Concorda que este problema é típico da logística, explique por quê?
  5. Concorda que a logística depende da estratégia e criatividade, explique por quê?

Resposta:

  1. O Planejamento Estratégico pode ajudar as empresas a diminuir os riscos que seus produtos podem sofrer durante o desenvolvimento e colocação no mercado analisando o ambiente (interno e externo) organizacional, na análise do ambiente interno verificamos a capacidade da organização de colocar em prática pontos fortes e minimizar os pontos fracos, com o objetivo de reduzir riscos e aumentar as chances da organização ter sucesso no produto, é obter vantagem competitiva. Um exemplo que muitas empresas optam é a terceirização de alguns serviços, visando aumentar a qualidade de seus serviços e produtos, otimizar o tempo e a produtividade da empresa, além de resolver questões orçamentárias. Tudo isso para atingir o grau de satisfação dos clientes e racionalizar custos, mantendo seu padrão de qualidade.

  1. Para ser mais competitivo é preciso investir na inteligência logística criando um diferencial competitivo e sair na frente dos seus concorrentes. Para que isso seja possível devemos investir na capacitação dos fornecedores primários, aplicando a melhoria contínua nos processos, contando com algumas etapas fundamentais: planejamento, execução do planejamento, checar as melhorias obtidas, padronização dos resultados positivos e por último a correção do que foi entendido como erro. Essas etapas permitem tornar os processos mais aprimorados e enxutos.
  1. À medida que a inteligência logística ajuda a promover a redução, as ações adotadas para diminuir os gastos sustentam a inteligência. Uma solução plausível seria o investimento em tecnologia nas rotas de rastreamento para encontrar áreas abundantes de camarão e investimentos em veículos com capacidade superior de carga refrigeração. Essas adequações reduziriam o tempo de transporte e gasto com combustível mantendo a qualidade do produto.
  1. Concordo. Assim como no caso do camarão a padronização dos processos produtivos é essencial para garantir um padrão de qualidade nos produtos e serviços, fundamental em indústrias do segmento alimentício e de embalagens, por exemplo. Sem a padronização, você não consegue ter uma visão melhor da forma como os processos estão divididos entre as diferentes equipes. Caso encontre algum problema, é impossível verificar onde se originou a adversidade, com rapidez e eficiência.
  1. O processo criativo é essencial para profissionais da logística. E, assim como empresas de outros ramos de atividade estão se movendo e se atentando a prática de soluções criativas e inovadoras para seus negócios, com empresas que atuam na área logística não deve ser diferente. A criatividade, aliada com a estratégia, proporciona resultados significativos como a gestão participativa, a interação de processos, novos produtos e novos modelos de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com