TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Desenho Infantil

Por:   •  19/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista- UNIP

Campus- Alphaville

Psicologia- Diurno

Turma: PS2/3A06

Psicologia Construtivista

Análise de desenho

Tema: “Minha Casa, Minha Família”

NOME

RA

Simone Valério Aranha

D35436-1

Vitória Ap. Massera de Araújo

D29315-0

Ketlen Viturino de Oliveira

D5025F-4

Alphaville

Maio de 2018

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Fundamentação Teórica        4

2.1.        História do desenho        4

2.2.        A Criança e Seu Desenho        4

3.        Desenhos        7

4.        Conclusão        8

5.        Referência Bibliográfica        8

  1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo a análise do desenho infantil, baseado no conteúdo teórico visto em aula em forma de slides, dos autores: Luquet e Lowenfeld.

Serão analisados dois desenhos, feitos por crianças com as idades 10 e 11 anos, e realizados com base no tema: minha casa, minha família.


  1. Fundamentação Teórica        

  1. História do desenho

Os primeiros estudos se iniciaram no final do século passado e desde então estão estabelecidos dentro das ideias psicológicas e estéticas.

Inicia-se por volta dos 2 anos o Realismo Fortuito, que é caracterizado por traços feito pela criança sem a intenção de representar algo ou alguém. Nesse mesmo período, a criança também inicia uma associação com os objetos, passando a nomear seus desenhos. O Realismo Fracassado é marcado pelo período em que a criança identifica forma-objeto e tenta reproduzir o que já existe. Esse processo ocorre entre os 3 e 4 anos. Está inserido no período de 2 a 10 anos o Realismo Intelectual. A criança passa a desenhar o que sabe, e não o que vê. O Realismo Visual, geralmente, se inicia por volta dos 12 anos. Nesse período a criança desenha e representa o que vê. A evolução do desenho é marcada por 5 etapas. A primeira etapa por nome Garatuja, se inicia por volta de 0 a 2 anos e nesse período nota-se que a criança tem interesse pelo contraste, fazendo com que as cores tenham um papel secundário. O Pré-esquematismo faz parte da fase pré-operatória, quando a criança descobre a relação entre desenho, pensamento e realidade. Nota-se o aparecimento da figura humana com traços pouco definidos. Já o Esquematismo faz parte das operações concretas. A criança já tem uma noção em relação a figura humana. Essa etapa é marcada também pela descoberta das relações entre as cores. O Realismo está inserido no final da fase das operações concretas. Ocorre nessa fase: consciência maior do sexo e autocrítica, maior rigidez e formalismo, diferenciação de sexo através das roupas, entre outros aspectos. E por último, a etapa Pseudo-Naturalismo. Essa etapa faz parte da fase das operações abstratas e ocorre dos 10 anos em diante. É iniciado pela criança a busca pela sua personalidade. As características sexuais são representadas de formas exageradas e a consciência visual também faz parte desse período.

  1. A Criança e Seu Desenho

Uma das formas em que a criança expressa seu desenvolvimento motor e seu relacionamento social adquirido, é através do desenho. Segundo Lowenfeld, no ato de desenhar é que a criança mostra seus sentimentos e pensamentos. Dessa forma, torna-se necessária a interpretação detalhada dos seus desenhos, analisando:

  • Posição do desenho- o desenho feito na parte superior do papel pode indicar a parte intelectual, sua imaginação e a curiosidade sobre as coisas. E, a parte inferior, caracterizar suas necessidades físicas, onde há a expressão sobre o mundo material (o que tem ou gostaria de ter).
  • Lado do desenho- o lado esquerdo reflete o passado e o lado direito indica seus pensamentos com relação ao futuro. Desenhando a família, por exemplo, pode caracterizar uma linha do tempo da pessoa mais velha para a mais nova, começando da esquerda para a direita.
  • Dimensões do desenho-a criança pode demonstrar tamanhos variados até mesmo dentro de um único desenho. Nos desenhos com formas grandes, demonstrando segurança e onde encontra-se formatos menores sugere certa falta de confiança.
  • Traços do desenho- a insegurança também pode ser mostrada nos traços apagados ou com falhas, enquanto os traços contínuos sugerem doçura.
  •  Cores- a forma que o desenho é colorido também tem sua importância. O vermelho indica vida, o amarelo curiosidade ou alegria, o laranja sugere contato social, a azul tranquilidade e o verde sensibilidade. Quando existe a predominância do negro a criança está simbolizando o inconsciente.

No entanto, é necessário salientar que a avaliação deve ser feita com base em vários desenhos e com análises mais detalhadas e precisas.

Quanto ao processo evolutivo do desenho infantil, inicia-se com as garatujas a partir de 1 ano seguindo aos 3 anos, no início é sem formas e sem controle motor, depois passa a se tornar circulares, nessa fase não são respeitados os limites do papel avançando por toda base, nota-se também, o papel secundário da cor e o uso do material de pintura deve ser composto por folhas ásperas para maior rigidez e lápis de cera. Dos 3 aos 4 anos já se nota um aparecimento de células e esboços de seres humanos, se inicia uma maior rigidez quanto aos limites do papel. a configuração dos desenhos mais clássicos infantis com paisagens e casinhas, por exemplo, se inicia aos 4 e 5 anos, nessa fase pode-se notar mais detalhes nos seres humanos, como suas partes periféricas mãos, pés e cabelos, é nessa fase também que inicia-se a antropomorfização, em que os elementos da natureza adquirem características humanas (esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos). Ao 5 e 6 anos as figuras humanas aparecem vestidas e as cores ganham maior atenção. A noção de profundidade e distância começa a aparecer entre 7 e 8 anos na fase do esquematismo. A partir dos 9 ou 10 anos os desenhos passam a refletir a realidade sinalizando o que consideram importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com