TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de treinamento e jogos vivenciais

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.956 Palavras (16 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                              SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CONECTADO

         SUPERIOR E TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALEXANDRE LIMA DE ALCÂNTARA

DALILA LINHARES

RICARDO BARRADAS REZENDE

TAYNARA COOFER FERREIRA

VANESSA DE PAULA GONÇALVES

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA AÉRA DE RECURSOS HUMANOS

_______________________________________________________________              Santa Luzia

2014

ALEXANDRE LIMA DE ALCÂNTARA

DALILA LINHARES

RICARDO BARRADAS REZENDE

TAYNARA COOFER FERREIRA

VANESSA DE PAULA GONÇALVES

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA AÉRA DE RECURSO HUMANOS

                                                                Trabalho Interdisciplinar apresentado à universidade

                                                                                      Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial.

                                                                                      Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos;

                                                                                      Legislação e Práticas Trabalhistas; Recrutamento e.

                                                                                      Seleção; Seminário III

                                                                                      Orientador: Rinaldo Lima; Jossan Batistute; Vânia.

                                                                                      Machado; Cláudia Cardoso M. Napoli; Ana Celi

                                                                                      Pavão

         


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO        12

 REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

No texto que se segue apresentaremos a gestão de pessoas através das atividades desenvolvidas pelo profissional de Recursos Humanos no que diz respeito aos seguintes processos: recrutamento e seleção de pessoal, remuneração e benefícios, auditoria em recursos humanos e legislação trabalhista, para tanto utilizaremos como fonte de pesquisa a seguinte organização do ramo de laticínios. A fonte da nossa pesquisa é a Laticínios Inaceres Indústria e Comércio Ltda. A Inaceres atua no mercado na fabricação de leite e seus derivados de uma forma consciente para que o produto final chegue até o consumidor de uma forma correta, seguro e de alta qualidade, possui mais de 230 colaboradores, alocados de forma estratégica dentro fábrica. Localizada no município de Belo Horizonte – MG, na BR 262 - bairro Santa Maria além das fazendas de criação de gado nos municípios de Sete Lagoas e Paraopeba - MG, sendo que a parte comercial e a diretoria ficam localizadas na parte central de Belo Horizonte.

O objetivo é demonstrar a atuação prática em cada processo e sugerir mudanças e melhorias.


DESENVOLVIMENTO

Gerir uma organização levando-se em conta os objetivos, a obtenção de resultados e a satisfação de todos que estão ligados a ela direta ou indiretamente é um processo muito complexo, que precisa estar nas mãos de profissionais competentes. Elaborar uma estratégia, gerir recursos, implementar regras, buscar resultados e ter eficácia nestes faz parte de uma gestão estratégica que deve analisar o todo organizacional, focando nos setores e áreas da organização. Atualmente esta é mais uma das atribuições do profissional de recursos humanos, que deve ter uma visão estratégica para desempenhar as suas funções específicas, não deixando de lado todos os aspectos que envolvem a gestão de uma organização.

O planejamento estratégico deve ser utilizado na gestão de pessoas em relação aos processos de recrutamento e seleção de pessoal, remuneração e benefícios, no processo de auditoria e nas relações trabalhistas que envolvem os direitos e deveres que a legislação delibera.

O profissional de recursos humanos deve ter habilidades de relacionamento interpessoal, deve ser flexível, deve ter iniciativa, deve ser um solucionador de conflitos para mediar toda e qualquer situação problema que possa ocorrer na organização, seja ela referente às suas atribuições ou não. Para saber como este profissional administra todas estas atribuições e responsabilidades recorremos à vivência prática deste profissional no mercado, como fonte de pesquisa tivemos a colaboração do supervisor de recursos humanos o Sr. Luiz Fernando Galli. A Inaceres é prova de investimentos que deram certo. O Luiz nos explicou que ele desempenha sua função com foco na gestão de pessoas, pois percebeu que o capital humano é um dos segredos de sucesso de qualquer organização. E para selecionar e reter os melhores profissionais e talentos na empresa que ele ajuda administrar atua no processo de recrutamento e seleção pessoalmente, pois o mesmo acredita que este é um processo vital para a empresa e como possui experiência, qualificação e formação na área de Recursos Humanos consegue com maestria exercer esta tarefa.

O Luiz nos disse que processo de recrutamento é feito de duas formas: recrutamento externo, embora ele reconheça que é um processo mais demorado e custoso, acredita que ganha mais em inovação, adquirindo novos talentos e personalidades do mercado. A inaceres tem uma parceria com uma agência de recrutamento e seleção; e este é o meio mais utilizado pela organização na busca de novos colaboradores. É esta agência que envia os currículos para a Inaceres que após análise seleciona os candidatos que participarão de uma entrevista. O recrutamento interno Também é utilizado na Inaceres, pois promove, treina, qualifica os seus funcionários, além ter um custo menor é um processo mais rápido, pois já existe um conhecimento prévio a cerca do perfil de desempenho do candidato. Para o candidato que foi selecionado no recrutamento interno, formaliza-se a necessidade de pessoal, divulga a vaga em aberto na organização e fornece um formulário para que todos os interessados possam preencher, esses formulários são analisados e os profissionais que aparentemente mais se aproximam do perfil desejado ao cargo passam por uma prova situacional, onde serão colocados diante de uma situação problema relacionados às tarefas do cargo. Após esta prova o candidato é entrevistado. Perguntamos para o Luiz porque o recrutamento interno que ele faz é parecido com o recrutamento externo? Ele nos disse que a Inaceres faz isto porque não quer beneficiar nenhum candidato. Eles são promovidos ou contratados não só pelo perfil que a mesma encontrou, mas, pelas qualidades, experiência e conhecimento na área que os colaboradores contratados ou promovidos vão atuar. Ele disse que o foco da contratação está na entrevista porque muitas vezes o que está escrito no currículo não corresponde realmente o que o candidato é em termos profissionais. Não só a Inaceres como outras organizações usam a entrevista como técnica de seleção, usando esta técnica o gestor de recursos humanos consegue levanta muitas informações sobre o candidato, desde aspectos familiares e pessoais até aspectos sociais e profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com