TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA

Por:   •  26/4/2019  •  Seminário  •  3.812 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA

                                              Anderson Souza Neves[1] 

Universidade Federal da Bahia, Brasil

andersonsneves@gmail.com

Luiz Márcio Santos Farias

Universidade Federal da Bahia, Brasil

lmsfarias@ufba.br

Resumo:

A noção de sistema de numeração decimal é fundamental para a aquisição de diversos conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, percebemos nas avaliações como a Prova Brasil e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes que há uma dificuldade/obstáculo em compreender esse conceito no percurso do processo transpositivo. Nesse sentido, o projeto busca analisar o desenvolvimento de uma proposta para o ensino de sistema de numeração para o 6° ano do Ensino Fundamental utilizando como ferramenta a criação/elaboração de jogos, que passarão por (re)construções de praxeologias matemáticas sobre esse saber no intuito de potencializar esses jogos para o ensino do referido saber. Nesse ínterim,  instrumentalizando esses jogos a serviço do ensino com consequências para a aprendizagem da Matemática, acredita-se ser possível  identificar fenômenos didáticos que sinalizam incompletude(s) da atividade institucional no que tange a atividade docente. Para este trabalho utilizaremos a Teoria da Antropologia Didática e a Teoria da Instrumentação. Esta proposta de investigação é de natureza qualitativa, numa perspectiva clínica, considerando como sujeitos participantes, professores que lecionam no seriado proposto. Para produção de dados utilizaremos o desenvolvimento do PEP, com a observação direta e registros escritos das praxeologias dos participantes.

Palavras-chave: Sistema de numeração. Teoria da Antropologia Didática. Incompletude Institucional. Jogos. 

Résumé:

La notion de système de numérotation décimale est fondamentale pour l'acquisition de plusieurs concepts mathématiques. De ce point de vue, nous percevons dans les évaluations comme Prova Brasil et le Programme international d'évaluation des élèves qu'il existe une difficulté ou un obstacle à la compréhension de ce concept au cours du processus transpositif. Dans ce sens, le projet vise à analyser le développement d'une proposition au système de numérotation de l'éducation pour la 6e année de l'école élémentaire en utilisant comme outil la création / développement de jeux qui passent par (re) bâtiments praxeologias mathématiques sur cette connaissance afin de potentialiser ces jeux pour l'enseignement de ces connaissances. En attendant, ces jeux avec des outils au service de l'enseignement avec des conséquences pour l'apprentissage des mathématiques, on croit qu'il est possible d'identifier les phénomènes éducatifs qui signalent incomplétude (s) de l'activité institutionnelle en ce qui concerne l'activité d'enseignement. Pour ce travail, nous utiliserons la théorie de l'anthropologie didactique et la théorie de l'instrumentation. Cette proposition de recherche est de nature qualitative, d'un point de vue clinique, en considérant comme sujets participants, les enseignants qui enseignent dans la série proposée. Pour la production de données, nous utiliserons le développement du PEP, avec une observation directe et des enregistrements écrits des praxéologies des participants.

Mots-clés: Système de numérotation. Théorie de l'anthropologie didactique. Institutionnel incomplet. Jeux

Introdução

O sistema de numeração é fundamental em diversos momentos do processo evolutivo tanto da matemática quanto das civilizações, desde as civilizações antigas até as contemporâneas contribuindo para vários estudos e muitos matemáticos utilizaram-se desse saber para a construção e/ou aperfeiçoamento de outros saberes.

Mesmo diante da importância desse saber há muitas dificuldades tanto para professores quanto para estudantes durante o processo ensino-aprendizagem. Podemos perceber que de um lado, o estudante não consegue ou tem muita dificuldade em compreender o conceito, propriedades e aplicações sobre sistema de numeração, e do outro lado, o professor não consegue resultados satisfatórios junto aos seus estudantes, tendo dificuldades em refletir sobre sua prática, e muitas vezes, procurando novos elementos para eximir esse obstáculo. Nessa perspectiva, percebemos dificuldades/obstáculos para a compreensão desse saber no que tange a um domínio do saber, por exemplo, o Numérico.

Considerando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) e de Chevallard (1992), este trabalho está estruturado para analisar o Modelo Epistemológico Dominante de forma que possamos compreender o processo transpositivo desse saber. Segundo Chevallard, partiremos do saber científico que compreende a aspectos histórico-epistemológicos da formação do conceito e propriedades sobre sistema de numeração produzido pelos matemáticos e pesquisadores da área, perpassando pelo saber a ser ensinado, observando os diversos documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Livro Didático (LD) e as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos (OCEF) do estado da Bahia com o objetivo de compreender como está posto o objeto de investigação da presente pesquisa, o saber matemático ensinado pelos professores e o saber aprendido pelos estudantes.

Partindo desse contexto, é possível perceber que os jogos podem ser uma ferramenta de auxílio à aprendizagem da matemática uma vez que o jogo pode ter um importante papel no desenvolvimento dos estudantes e tem sido amplamente estudado nas ciências sociais, ao longo do tempo. Pesquisas como a de Grando (2000), Huizinga (1990), Caillois (1990), Neves (2011), ratificam isso ao mostrar uma atenção particular, no contexto de jogos à aprendizagem na Educação Básica. O interesse por este instrumento deve-se à presença marcante de jogos nas salas de aula, principalmente neste atual contexto, em que muitas escolas vêm implementando o período integral. A pesquisa de Neves (2011) mostra que no estado da Bahia muitos jogos podem ser inseridos na escola, quando não já estão, e participarem do processo de construção do conhecimento matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com