TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO BOTÂNCIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

C.4.1 - Botânica

APRENDENDO BOTÂNCIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Emerson. B. da Silva1*, Jorge L. da S. Pereira 2*, Luzilene C. Pereira3, Viviane M. Borges4, Waldemar B. de O. Junior5,

1. Orientador-Professor de Ciências-SEMEC / emersonbsilva2013@gmail.com

2. Estudante de Ciências Naturais-UFPA;* jlbio@hotmail.com

3. Estudante de Ciências Naturais-UFPA / vivianemagnocn@gmail.com

4. Estudante de Ciências Naturais-UFPA / waldemarjuniorcn@gmail.com

Palavras Chave: Aprendizagem, Botânica, Ensino fundamental.

Introdução

O estágio supervisionado talvez seja o melhor momento para que um discente possa vivenciar, aprender e praticar seu conhecimento como futuro profissional. Com o andamento do estagio supervisionado III na Escola Municipal Francisco da Silva Nunes (Belém-PA), observamos que a professora utilizava como recurso didático o quadro magnético, caneta piloto e o livro didático, usando como modelo de ensino tradicional.

Desta forma, houve o interesse em realizar um projeto educacional sobre o ensino de Botânica no ensino fundamental trazendo como proposta o uso de jogos didáticos. Para Campos et al. 2002, os jogos são importantes por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos além de ser uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos.

A escolha pelo tema Botânica partiu do pressuposto de que muitos professores relegam seus conteúdos ao final do ano letivo por medo ou insegurança em ministrar esse assunto e com isso, acabam prejudicando o interesse dos alunos e causando aversão a disciplina. Neste sentido, o objetivo do trabalho é facilitar o entendimento do aluno acerca do conteúdo relacionado ao reino vegetal através do uso de jogos didáticos.

Resultados e Discussão

Para o desenvolvimento deste projeto, os dados foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana localizada na região Metropolitana da cidade de Belém, Pará. A coleta dos dados foi realizada no 1º semestre de 2015, com dois professores de Ciências e duas turmas do 7º ano do ensino fundamental.  As atividades do projeto foram realizadas em três semanas (nove aulas).

Primeiramente foi aplicado um questionário inicial para professores, para investigar o grau de conhecimento dos mesmos a cerca do reino vegetal e sua concepção sobre os jogos didáticos. Posteriormente foi ministrada uma aula teórica sobre os tipos de caule e após essa apresentação, foi aplicado o jogo didático chamado “Que caule é este?”. Após a aplicação do jogo, foi aplicado outro questionário com o intuito de observar as concepções dos alunos acerca da aula ministrada.

Do mesmo modo, os alunos e professores confirmaram que o jogo didático é uma ferramenta importante no ensino de ciências e que tem a função de facilitar a aprendizagem, além de ser uma aula atrativa e bem contextualizada, favorecendo a construção do conhecimento através do conteúdo trabalhado.

Além disso, por meio das respostas obtidas observou-se que os dois professores já ensinaram conteúdos de botânica para alguma turma, entretanto, ambos afirmaram não ter aplicado alguma aula prática. O que vai de encontro com Silva e Sano (2011) ao afirmarem que o ensino de Botânica além de muito teórico e desestimulante é subvalorizado dentro do Ensino de Ciências porque os professores fogem das aulas de Botânica, deixando seu conteúdo ao final da programação do ano letivo, por medo e insegurança em abordar esses assuntos. Com isso, pode-se dizer que na maioria das vezes esse ensino se apresenta como muito teórico e desestimulante para os alunos, sendo a ausência de aulas práticas um fator que pode contribuir com as dificuldades de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com