TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A didática do Ensino Superior no Brasil

Por:   •  22/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A didática do Ensino Superior no Brasil é dita como algo complexo e ao mesmo tempo acessível. Para ingressar em algumas instituições de Ensino Superior basta fazer uma prova e pagar a mensalidade do curso cada mês, mas há algumas possibilidades mais simples de pagar essas mensalidades para pessoas de baixa renda ou para quem faz um exame nacional do ensino médio, mais conhecido como ENEM. Outras instituições são gratuitas, mas com critérios de entrada mais severos, como provas mais elaboradas. Em sala de aula, a didática de cada instituição é diferente, mas com a mesma finalidade, de formar profissionais capacitados em sua área. Há anos o Ensino Superior no Brasil era para poucos, hoje já tornou-se comum. Acredito que com o passar dos anos, essa plataforma irá se expandir cada vez mais, tornando essencial para uma carreira. Sabe-se que o número de analfabetos diminuiu consideravelmente ao longo dos últimos 30 anos. Há uma questão interessante que nos anos 60 com a ditadura militar no Brasil a maioria das universidades se fecharam e apenas concebia jovens de classe alta, onde acentuou na desigualdade social do país. Com isso, consolidou uma enorme concentração de renda no Brasil, mas por outro lado, acentuou a pobreza. Mas com o fim da ditadura as universidades voltaram e incentivaram formas mais efetivas de promover a inclusão social e passando a formar mais cidadãos em diferentes áreas de conhecimento.

O ensino é uma atividade intelectual que envolve a responsabilidade daquele que exerce. Daí é exigido do professor certas atitudes, como valorizar a ação reflexiva e a disciplina, tomada com a capacidade de estudar, refletir e sistematizar o conhecimento. Há precariedade na formação do professor universitário em virtude da falta de formação adequada, da participação de programas de aperfeiçoamento. É comum o professor universitário dominar conhecimentos de sua área, ser atualizado, mas em contrapartida não consegue ensinar com destreza, e ainda tem dificuldades para definir métodos e técnicas de avaliação de aprendizagem. Demonstra ainda que a falta de preparação pedagógica dos docentes é consequência da desvalorização da profissão no âmbito da própria universidade, que não incentiva, tampouco valoriza a formação continuada do professor.

A qualidade de ensino na universidade e o trabalho docente realizado em sala de aula é bem simples, a essência do que acontece na universidade é a qualidade e eficácia do ensino por parte dos professores e a qualidade e eficácia da aprendizagem por parte dos alunos, ou seja, os alunos aprendem conceitos, teorias e desenvolvem capacidades e habilidades de pensar e aprender, formando atitudes e valores que os realizem como profissionais e cidadãos. O foco é um aprendizado do aluno, resultante da sua própria atividade intelectual e pratica, realizada em parceria com os professores e colegas. Portanto, as atividades do ensino é a aprendizagem, pois o ensino mais compatível com o mundo da ciência, tecnologia e meios de comunicação, é aquele que contribui para que o aluno aprenda a racionar da própria cabeça, que forme categorias de pensamento para lidar com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com