TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA - DIFERENTES CONTEXTOS

Por:   •  1/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUIS GONZAGA FONTELLA RODRIGUES

RU 1159576

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA - DIFERENTES CONTEXTOS

MAÇAMBARÁ

2021

LUIS GONZAGA FONTELLA RODRIGUES

RU 1159576

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA - DIFERENTES CONTEXTOS

O texto aqui apresentado é referente ao relatório do Estágio Supervisionado: Observação e Prática - Diferentes Contextos a fim de valorizar as práticas e desenvolver o ensino-aprendizagem através da aula de reforço na disciplina de matemática em simultâneo com as aulas remotas, abordando uma metodologia que contempla o uso de uma linguagem simples para uma melhor compreensão dos alunos.  

MAÇAMBARÁ

2021

RESUMO

        Esse relatório tem como objetivo documentar a experiência de estagiar em uma escola pública em virtude da pandemia que acabou impactando muito a educação, fazendo com que alunos e professores se reinventassem para continuarem produzindo conhecimento e aprendendo novos processos metodológicos como aulas remotas e híbridas, porém, ainda há barreiras tecnológicas para que essas metodologias consigam ter um efeito mais benéfico para construção do conhecimento, pois a dificuldade de acesso a um computador e internet está presente na vida de muitos alunos da rede pública de ensino. Sendo assim observou-se que o ensino presencial ainda é parte fundamental para o ensino-aprendizagem de alunos que ainda precisão de um mediador em sala de aula, então considerou-se que aulas presenciais de reforço para pequenos grupos de alunos, combinados com as aulas remotas traria benefícios a aprendizagem de uma grande parcela de estudantes.

Palavra-chave: Ensino, Aprendizagem, Alunos, Reforço, Aulas Educação.

SUMÁRIO

1 Introdução ...............................................................................................................05

2 Plano de aula/ação..................................................................................................06

3 Considerações finais................................................................................................08

4 Referências..............................................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando ensino regular em instituições de educação superior.        

Esse estágio supervisionado foi pensado de maneira em que fosse abordado uma metodologia de ensino que pudesse minimizar o impacto negativo que a pandemia causou na educação. Em virtude da pandemia as aulas foram canceladas e novas metodologias foram sendo implementadas nas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas como o ensino remoto totalmente à distância e o ensino híbrido esse consistindo em aulas presenciais e online. Dessa maneira segundo (Almeida 2012, p. 91) “O reforço escolar se justifica pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico visando melhorar o rendimento escolar dos alunos e diminuir a repetência, a evasão escolar e despertar nos alunos o gosto pela matemática”. Sendo assim aplicamos aulas de reforço escolar na disciplina de Matemática nos anos finais do ensino fundamental no contraturno dos alunos que aceitaram participar dos encontros. O estágio foi posto em prática nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Clair Piegas na cidade de Maçambará. O objetivo de propor essa metodologia foi para que os alunos conseguissem sanar dúvidas pertinentes as aulas remotas ou híbridas. Esses encontros de reforço foram aplicados nas turmas do 6º ao 9º ano, usando os recursos disponibilizados pela escola como quadro branco e canetas, assim como, livros didáticos, mantendo as regras de distanciamento e higiene.

2 PLANO DE AULA/AÇÃO

        O estágio supervisionado: diferentes contextos foi posto em prática na Escola José Clair de Almeida Piegas na cidade de Maçambará. A escola oferece atendimento no ensino fundamental no período matutino e vespertino. A instituição atende a um total de 314 alunos sendo 03 são alunos em processo de inclusão escolar. Por ser um lugar adequado para os encontros presenciais com os alunos foi nos disponibilizados pela Secretaria de Educação as dependências da escola ao qual esses mesmos alunos estudam, porém, em turno inverso.

        Em virtude do fechamento das aulas presenciais em todo o país foram desenvolvidas metodologias de ensino que pudessem atingir os educandos virtualmente ou a distância esse oferecendo materiais didáticos aos alunos que desejassem ir até a escola pegá-los. No entanto surgiram também muitos obstáculos, desde falta de recursos tecnológicos, dificuldade de acesso à internet e distância da escola em relação aos alunos sendo que em sua maioria fazem uso de transporte escolar. Com isso viu-se um aumento da dificuldade de compreensão de conteúdos de todas as disciplinas, mas com ênfase maior na disciplina de matemática. Vale ressaltar que o índice de reprovação nessa disciplina é alto. É preciso que, na sala de aula, o professor leve em conta as especificidades apresentadas pelos alunos, conseguindo identificar quais as possibilidades e dificuldades de cada um. O que é fácil para um educando pode não ser para outro. Conhecê-lo é muito importante, pois, assim, podemos ter conhecimento de suas dificuldades e desenvolver um trabalho acerca dessas limitações, buscando descobrir qual é a melhor maneira que o aluno aprende. Isso tornou-se um complicador pois o professor não tem nenhum contato com o aluno, apenas pelas suas devolutivas. Foi assim que optamos pelos encontros de reforço, para mantermos uma ponte entre aluno e professores.

O intuito do estágio supervisionado é de proporcionar aos alunos dos anos finais do ensino fundamental uma melhor compreensão dos conteúdos propostos pelos professores regentes das turmas, organizando encontros de aulas de reforço na disciplina de matemática. Esse reforço deve ter carácter complementar as aulas remotas ou hibridas. Tendo em vista que sem um mediador o entendimento de conteúdos já estigmatizados pelos alunos acaba por se tornar um complicador para a produção de conhecimento da qual tanto buscamos em alunos que estão começando uma caminhada em suas vidas escolares. Em conversa com os professores de matemática das turmas, apesar da pouca convivência com os alunos nos meses anteriores foi explanado algumas lacunas já observadas nas turmas, como dificuldade em operações de multiplicação e divisão com dois, três, ou mais números, conceito de potência e radiciação dentre outros. Os encontros foram organizados das segundas-feiras as sextas-feiras. O trabalho foi feito em concomitância com as aulas remotas ou hibridas disponibilizadas pelos professores regentes das turmas. O trabalho visa aplicar aulas de reforço como uma forma de desenvolver o raciocínio lógico, resolvendo problemas, fazendo uso de recursos tecnológicos, resultando na capacidade de ler e interpretar dados matemáticos e sendo capaz de criar e aplicar os conhecimentos em outras situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com