TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO DE ENSINO – DIFERENTES CONTEXTOS

Por:   •  23/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.724 Palavras (15 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 PROJETO DE ENSINO        7

2.1 PESQUISA ESTADO DA ARTE        7

2.2 CAMPOS EXTERNO REMOTO - ANÁLISE IMAGÉTICA        8

2.3 MATERIAL DIDÁTICO; CRIAÇÃO E REFLEXÃO        10

2.3.1 Prática do campo e as teorias - práxis        12

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        17

ANEXOS        18

1 INTRODUÇÃO

Em meio à pandemia global, o modo de vida em sociedade mudou, escolas, comércios, igrejas, projetos sociais foram fechados devido à contaminação do COVID-19 e alta mortalidade e contágio na sociedade. Diante desse problema social, as práticas de trabalho obrigatório foram reformuladas e organizadas em um novo tipo de aprendizagem híbrida para complementar a formação acadêmica.

Dessa forma, pudemos realizar o estágio supervisionado de Diferente Contexto na Associação de Cidadãos e Cidadãs Solidários – VAMOS.

O estágio obrigatório é essencial em qualquer formação acadêmica, pois nos obriga a colocar em prática a teoria aprendida em nossas videoaulas e livros do curso pedagógico. O estágio, portanto, favorece reflexivamente nossas habilidades, pois através dele buscamos informações relevantes do estágio.

 Portanto, a metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de livros e sites de apoio à prática em diferentes contextos, onde foi levantado o tema “Fração e Porcentagem”. Este tópico surge da fase de diferentes contextos aplicados em associação, olhando para o significado da associação em contextos educacionais e sociais, o conceito e uso prático de frações e porcentagens através da produção de objetos manipuláveis, entendendo a semelhança de conteúdos e distinguindo o uso de cada conteúdo em diferentes situações cotidianas.

Sendo assim, no decorrer do relatório apresentaremos ele de seguinte forma para a compreensão: projeto de ensino; pesquisa do estado da arte; campos externos remoto da análise imagética; material didático, criação e reflexão; prática do campo e as teorias-práxis; considerações finais, referências, o plano de ação e ficha de frequência.

2 PROJETO DE ENSINO

Projeto Social "Associação Vamos!". Funciona no centro comunitário do Bairro lto da Assunção em Bacabal - MA. O estágio foi todo de forma presencial. Tem 4 salas de aulas usadas em diferentes projetos, tem laboratório de informática e um grande pátio que as crianças usam para recreação.

A sala em que funciona o projeto tem vários livros, atividades coladas na parede, 20 carteiras enfileiradas em forma de círculo e um quadro branco. O estágio foi executado na modalidade Ensino, primeiro a absolvição do ambiente, apresentação dos participantes, uma conversa pra conhecer a realidade de cada um.

Após isso trabalhar de forma a todos compreenderem o assunto, já que aqui temos crianças de 9 a 14 anos. Foi utilizada uma forma lúdica e prática para ensinar o corpo discente.

Atividades desenvolvidas no estágio, observação participativa, aula sobre o assunto proposto. Exemplos com resolução no quadro com a ajuda de todos e após foram feitas algumas questões pra eles responderem individualmente no caderno. Em todas as aulas o assunto ia avançando.

Sempre com uma explicação, resolução em conjunto com os alunos e após a prática com eles no caderno. Na última aula foi passado um teste sobre o que foi abordado durante o estágio com todos atingindo média satisfatória.

2.1 PESQUISA ESTADO DA ARTE

Durante a formação orientada, pode-se observar que fazer o estudo de campo da Associação Vamos foi uma experiência paradoxal, pois ao mesmo tempo havia alegria e sede de buscar informações sobre como os professores avaliam praticamente seu desempenho durante os estágios. . , a dor de apenas focar nesse ponto me esgotou muitas vezes.

 A formação de professores tem recebido tanta atenção nas últimas duas décadas que é considerada uma tábua de salvação para a resolução de problemas educacionais e problemas complexos que surgem na sociedade. Nesse sentido, tal centralidade se deve principalmente a discussões que culpam o professor pelos maus resultados escolares.

 Ver um professor como profissional exige a posse de competências e habilidades especiais que o tornam competente em um trabalho específico e o vinculam a um grupo profissional organizado sob supervisão (IMBERNÓN, 2021, p. 28).

O fato de os professores serem bem formados não garante um ensino de alta qualidade. Portanto, a escola e os professores não podem ser colocados no papel de redentores, muito menos os principais culpados dos problemas do sistema educacional.

  1. CAMPOS EXTERNO REMOTO - ANÁLISE IMAGÉTICA

Ao realizarmos o estágio supervisionado híbrido de ensino de Diferentes Contextos pudemos analisar o documentário “A PROVA”, este documentário tem o tema central de “Desenvolvimento do conhecimento matemático” ele aborda as uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Durante nossa observação constatamos que ele é de Gênero de Drama.

Observamos ao longo do documentário que foi produzido em 2005 sob a direção de John Madden, um gênio matemático que sofria de esclerose múltipla no final de sua vida. John Madden dirige esta adaptação teatral e tem um elenco excepcional. No entanto, ele não pode usar essa qualidade ao levar o filme para a tela grande.

Proof (2005) é estrelado por Anthony Hopkins, Gwyneth Paltrow, Hope Davis e Jake Gyllenhaal. A história é sobre a filha de um matemático brilhante, mas problemático, e como ela lida com a herança da inteligência e instabilidade emocional de seu pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com