TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO ENSINO DIFERENTES CONTEXTOS

Por:   •  3/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.867 Palavras (20 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

        

FLÁVIA MARIA – RU 1747847

ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO ENSINO - DIFERENTES CONTEXTOS

SANTA RITA DO SAPUCAÍ/MG

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. ESTÁGIO REMOTO: DIFERENTES CONTEXTOS................................................4

2.1 Estado da Arte........................................................................................................5

2.1.1 Projeto de Ensino................................................................................................6

2.2 Campo externo remoto - Análise Imagética...........................................................7

2.3 Material didático: criação e reflexão.....................................................................10

2.4 Prática do campo e as teorias-práxis...................................................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

APÊNDICE A ............................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

O presente Estágio Supervisionado Híbrido - Diferentes Contextos foi realizado pela acadêmica do Centro Universitário Internacional Uninter, Flávia Maria – RU: 1747847 e têm como objetivo relatar as observações realizadas Centro Espírita Núcleo Espírita Nosso Lar, iniciado no dia 09 de setembro e finalizado em 09 de outubro de 2021.

O estágio tem por principal função trazer ao estudante a associação da teoria com a prática, haja vista que se torna fundamental pelo fato de que o discente precisa vivenciar na prática as aplicações teóricas vistas em sala de aula (seja ela virtual ou presencial). O estágio em questão abrange um trabalho desenvolvido fora do ambiente escolar, entretanto com fins pedagógicos. Com o estágio e a elaboração do relatório se busca primeiramente como objetivo principal conciliar teoria e prática a fim de promover vivências que enriquecerão a trajetória acadêmica e profissional.

As observações foram realizadas no Centro Espírita Núcleo Espírita Nosso Lar, localizada em Santa Rita do Sapucaí/MG. Trata-se de uma instituição religiosa de ensino kardecista em que congregam cerca de 200 pessoas que residem em bairros próximos e também distantes. O Centro Espírita tem encontros aos domingos em três horários e nas quintas-feiras em dois horários. Aos domingos à tarde o local oferece encontros para crianças e jovens com o intuito de ministrar a evangelização.

O Estágio Supervisionado formato Híbrido, foi uma da alternativa criada através de leis, para todos os acadêmicos continuar seus cursos neste tempo de pandemia da COVID-19, sendo que o estágio é um componente obrigatório para obter o diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma exigência da LDBEN – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96 e se faz necessário para o acadêmico obter seu diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia.

        Com o trabalho, se espera contribuir ativamente com a comunidade da Paróquia, além de proporcionar aos participantes diversões e aproximação com o mundo da leitura. O projeto contará com recursos da própria instituição e algumas doações de pessoas interessadas pelo projeto. Como pedagoga se espera mobilizar a comunidade para a importância do contato com a leitura a fim de aproximar o indivíduo com o mundo que o cerca.

2. ESTÁGIO REMOTO: DIFERENTES CONTEXTOS

O estágio de Diferentes Contextos destaca a importância na formação discente, visualizando a atuação do pedagogo em espaços não formal, ou seja, não escolares, articulando teoria e prática, na busca de interagir com a realidade social do trabalho pedagógico em ONGs, hospitais e empresas. Toda a pesquisa realizada para a produção de escrita favoreceu para adquirir novas sabedorias, permitindo a reflexões da prática pedagógica, propiciando unir a teoria com a prática, acarretando fatores proveitosos para o futuro profissional.

A empresa escolhida atua no ramo religioso é da ordem Kardecista, a estagiária foi supervisionada pelas demais pessoas que ajudam no trabalho de evangelização. A evangelização acontece com divisão em 10 setores e cada um deles tem seu responsável. Cada setor atua em um ponto estendido da cidade de forma estratégica a fim de levar o evangelho para diferentes lugares e pessoas. Ela foi fundada dia 24 de junho de 2002 contando com poucas pessoas e foi crescendo e ganhando visibilidade no quesito de evangelização.

Cada setor tem seu responsável e além de evangelizar tem por objetivo também promover ações na comunidade tais como arrecadações de alimentos, brinquedos e agasalhos, e evangelismo de jovens, entre outras atividades.  

Em uma instituição religiosa o trabalho do pedagogo será válido se ele desenvolver algo no sentido de promover cidadania e conhecimento por meio de estratégias pedagógicas. O pedagogo não atua somente dentro de instituições escolares e este estágio visa justamente promover seu trabalho o atrelando a outros ambientes. Na empresa escolhida o trabalho do pedagogo se faz importante na intenção de promover uma ação voluntária que vise construir fundamentos sociais e cognitivos do caráter infantil e juvenil a cerca de cidadania. Para Saviani (1985), o pedagogo é responsável por sistematizar formas de organização do processo de formação cultural no interior de um espaço que tem por objetivo o desenvolvimento cognitivo e social.

Como o trabalho do pedagogo é amplo e pode acontecer em diferentes espaços, no Centro Espírita este profissional pode desenvolver projetos educativos voltados para alfabetização de jovens e adultos; aulas de reforço escolar (Língua Portuguesa e Matemática); aulas de promoção de leitura; contação de histórias para crianças, entre outras atividades de fundo pedagógico.

No decorrer desse relatório, será disposto diversas informações pertinentes ao estágio, e atividades que foram realizadas para contemplar a carga horária. Cabe enfatizar que a carga horária para o estágio no ensino médio é de no total de 100 horas, sendo dividido entre as atividades: base de dados – produção de material – produção conceitual, observação participativa e atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (925.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com