TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Da Matemática Na Educação Infantil

Exames: O Ensino Da Matemática Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino da Matemática na Educação Infantil

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n. 9394/96, a Educação Infantil passou a ser reconhecida como a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade. Em decorrência desta, vale ressaltar a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Currículo da Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil. Outro documento que representa mais uma conquista para este campo são os Referenciais Curriculares Nacional para a Educação Infantil - RCNEI. Estes documentos fornecem orientações didáticas para uma ação docente que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino com qualidade e intencionalidade pedagógica.

O trabalho de matemática na Educação Infantil deve levar a criança a uma primeira aproximação com o mundo das formas e quantidades encorajando-a a explorar uma grande variedade de idéias matemáticas. Nesse sentido as atividades realizadas devem procurar desenvolver na criança o prazer e a curiosidade acerca da matemática, considerando, portanto as experiências e a linguagem natural da mesma.

Segundo afirma Vygotsky, o aprendizado das crianças começa antes de elas freqüentarem a escola, por essa razão qualquer

situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma historia prévia. Com esse olhar cabe ao professor oferecer oportunidades para que a criança realize experiências e descobertas sob sua orientação e observação, no sentido de levá-la a ampliar progressivamente as suas noções matemáticas. Para tanto é essencial um contato constante e planejado com as noções matemáticas em diferentes contextos ao longo do ano letivo e também de ano para ano.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Vol. 3, p. 207), fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas.

Nesse sentido a exploração matemática pode favorecer o desenvolvimento intelectual emocional e social da criança, mas para que se tenha um bom resultado em sala de aula é preciso que o professor conheça seus alunos, ou seja, as fases de desenvolvimento em que eles encontram-se e valorize seus conhecimentos. Pois assim sendo, ele poderá proporcionar um ambiente adequado ao seu estágio de desenvolvimento, possibilitando-o muitas e distintas situações e experiências para que dessa forma a criança vá construindo sua própria aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com