TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  2.751 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAMPUS SÃO JOSÉ – DUTRA

CURSO DE PEDAGOGIA

APS: O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

MAIO DE 2015


Introdução

São objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania, bem como vivencia-la no âmbito escolar.

Dessa maneira, temos nas disciplinas de História e Geografia, conceitos e saberes necessários de extrema importância, e que subsidiarão a apropriação pelos alunos do processo histórico no qual estão inseridos como indivíduos ativos, responsáveis e capazes de modificar sua história e o espaço em que vivem.

Por tanto é de fundamental importância que o professor esteja apto para proporcionar aos alunos, e de diferentes formas e maneiras a construção desses conhecimentos para que haja um verdadeiro aprendizado.

        Nesse sentido, procuramos fazer uma análise do ensino de história e geografia na formação de professores para os Anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

        Baseados em três matrizes curriculares para a disciplina de metodologia e prática de ensino de história e geografia de cursos de pedagogia e através de entrevistas realizadas com duas professoras do ensino fundamental. Buscamos analisar e refletir se a formação inicial proposta atualmente para a disciplina tem obtido êxito, no sentido de proporcionar aos futuros pedagogos segurança para sua futura atuação docente.

Justificativa

        O presente projeto justifica-se por proporcionar aos alunos uma reflexão entre a sua formação e ás práticas dos professores que já atuam, podendo potencializar seus estudos e direcionando-os mais produtivamente, aproveitando amplamente o pouco tempo reservado a metodologia de história e geografia, visto que estes são eixos fundamentais na escolarização e na construção da identidade das crianças.

As disciplinas de história e geografia tiveram diversas funções, ao longo da história da educação no Brasil, de acordo com as demandas de cada momento histórico, chegando ate mesmo a serem unidas em uma só, chamada de Estudos Sociais.

Dessa maneira entre o tradicional e o novo, o ensino e aprendizagem de história e geografia passaram por diversas reformulações no que se refere à abordagem escolar, sendo de fundamental importância que os alunos-metres tenham conhecimento e consciência da relevância de cada uma, para que sua prática possa resultar em aprendizagem significativa para si e para seus alunos.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é o de analisar, comparar e refletir sobre a formação dos professores em metodologia do ensino de história e geografia.

A partir de princípios teóricos, matrizes curriculares, e entrevistas, procuramos construir em nossa formação modos de trabalho diversificados que possam potencializar posteriores práticas em sala de aula de maneira significativa e proveitosa.

Esperamos então descobrir até que ponto, as matrizes dos cursos de pedagogia contemplam a formação dos professores e auxiliam na sua atuação.

Metodologia

Levantamento bibliográfico do tema, análise matrizes curriculares, da disciplina de metodologia do ensino história e geografia durante a formação de professores para a atuação docente no Ensino Fundamental I. E entrevista com professores graduados.

Desenvolvimento

As Matrizes Curriculares

Analisamos três matrizes curriculares de universidades diferentes, sendo duas de faculdades de ensino presencial e uma de Ensino a distância. Sendo elas o Bilac, Unip e Uninter.

Selecionamos algumas palavras que denotam os princípios básicos que norteiam as matrizes analisadas; são elas: construção, contextualização, identidade, pesquisa, prática e subsídio.

Observamos que os conteúdos conceituais, bem como os objetivos quanto ás competências e habilidades a serem desenvolvidos pelos alunos em formação, são muito semelhantes. Sendo a metodologia de ensino e carga horária do curso o diferencial entre elas.

Das matrizes analisadas destacamos a Faculdade de ensino presencial Bilac, que propõem, além das aulas tradicionais, atividades de pesquisa, utilização de imagens e materiais midiáticos, como vídeos, produção de canais universitários, contextualização histórica através da música. Propõem também atividades extras, como: visitas ao Mirante de São Francisco Xavier para enriquecimento da área de geografia. E outra ao centro histórico de São José dos Campos contribuindo para o ensino de história. Além de retomar alguns conteúdos básicos das disciplinas.

Entretanto, percebemos que, a carga horária para a disciplina é restrita, em média 57h o que certamente dificulta a realização completa das atividades descrita nas matrizes, incluindo estudo de todas as obras dos referenciais bibliográficos, visto que todos os cursos que em geral possuem três referenciais básicos e indicações de cinco obras complementares.

Ainda quanto aos referenciais bibliográficos, encontramos nas duas faculdades presenciais, UNIP e Bilac, dois autores em comum, sendo eles: Circe Maria Fernandes Bittencourt e Celso Antunes, enquanto que na Uninter não há nenhum autor comum aos demais.

Entrevista com professores

Entrevistamos duas professoras do Ensino Fundamental I de São Jose dos Campos, com objetivo de compreender como se sentem em relação a sua formação para lecionar as disciplinas de história e geografia.

Nossa primeira entrevistada Martha possui graduação máxima em pedagogia e atua na rede municipal, que tem como proposta pedagógica o sócio- construtivismo o qual ela busca seguir. Martha afirma que acredita na proposta, mas lamenta pelo fato de não ter tempo compatível para desenvolver um trabalho realmente condizente com a mesma. Relatou-nos que busca os materiais para suas aulas em livros e internet e assim formula textos para serem trabalhados em sala de aula. Diz a professora que se esforça, porém sente que sua formação não a preparou adequadamente e que tem muito a melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com