TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  5/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

PIRACICABA

2019


ANA PAULA RAMOS DE SOUZA[pic 6]

[pic 7]

GESTÃO DE PESSOAS:

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL E A MOTIVAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera.

Orientador: Camila Ambrosio


Piracicaba

2019


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4.1 Apresentar conceitos sobre clima organizacional; motivação e conhecer meios para melhorar o ambiente de trabalho        6

4.2 Apontar as ferramentas que podem auxiliar na conduta de um bom Clima Organizacional        6

4.3 Descrever como uma gestão eficiente do clima organizacional gera o bom desempenho, resultados e satisfação de colaboradores e consequentemente da organização        6

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

XXX

1.1O PROBLEMA

Qual a importância de se manter um clima organizacional satisfatório e qual sua relação com a motivação dos colaboradores dentro da empresa?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Conhecer os conceitos sobre clima organização e demonstrar sua relação com a motivação dos colaboradores das empresas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apresentar conceitos sobre clima organizacional; motivação e conhecer meios para melhorar o ambiente de trabalho;
  • Apontar as ferramentas que podem auxiliar na conduta de um bom Clima Organizacional;[a]
  • Descrever como uma gestão eficiente do clima organizacional gera o bom desempenho, resultados e satisfação de colaboradores e consequentemente da organização.

3 JUSTIFICATIVA

Devido às constantes transformações ocorridas em diversas áreas organizacionais surgem então a importância e atenção sobre o ambiente organizacional. Partindo deste princípio, a análise e estudo do clima organizacional tornaram-se então uma necessidade para que as empresas possam conhecer o ambiente e administrá-lo com a finalidade de ganhos de produtividade, minimizando os problemas decorrentes, como a falta de motivação.

Em consequência das transformações cada vez mais aceleradas, vem a importância de pesquisas sobre clima organizacional, a fim de conhecer, identificar e assim minimizar conflitos entre o que os funcionários necessitam e o que a organização espera, pois através disto a organização será capaz de elaborar estratégias para alcançar seus objetivos, reter talentos e atender as expectativas dos funcionários mantendo-os motivados.

O estudo da análise do clima organizacional e o modo como ele pode influenciar na motivação dos funcionários torna-se cada vez mais relevante para as organização visto que manter funcionários motivados não é uma tarefa fácil, devendo então adaptar-se, aplicar e proporcionar continuamente conceitos e estudos sobre o ambiente de trabalho e com perspectivas de crescimento e desenvolvimento para que seus objetivos sejam atingidos.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[b][c]

Empresas são unidades sociais, idealizadas por empreendedores com a finalidade de alcançar seus objetivos almejados. E de acordo com as metas atingida novas e maior são idealizadas, onde a organização procura alcança-la obtendo maior desempenho dos colaboradores e menor custo.[d]

Para Filho (1999) é de suma importância apontar a presença de pessoas exercendo as tarefas dentro das organizações caracterizando desta forma uma organização social e, este meio ambiente social exerce forte influência no desempenho das pessoas onde estão envolvidas. É certo pensar que as pessoas introduzem elementos de perturbação neste ambiente de forma a torna-lo algumas vezes desequilibrado, e tendo que constantemente ser ajustado e regularizado.

        As organizações são de forma geral formada por pessoas e depende delas para atingir seus objetivos e garantir seu sucesso. Todos os colaboradores devem estar empenhados e motivados para juntos alcançarem as metas definidas e almejadas, e o desenvolvimento da empresa. (FARACO, 2007).

4.1 Apresentar conceitos sobre clima organizacional; motivação e conhecer meios para melhorar o ambiente de trabalho

        xx

4.2 Apontar as ferramentas que podem auxiliar na conduta de um bom Clima Organizacional

        xx

4.3 Descrever como uma gestão eficiente do clima organizacional gera o bom desempenho, resultados e satisfação de colaboradores e consequentemente da organização

        xx

A cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização. Ela impacta o cotidiano da organização: suas decisões, as atribuições de seus funcionários, as formas de recompensas e punições, as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais, seu mobiliário, o estilo de liderança adotado, o processo de comunicação, as formas como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho [...]. (LUZ, p. 14, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com