TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse pode surgir e trazer consequências negativas

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

   

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Desenvolvimento        

3 Conclusão        6

 REFERÊNCIAS...........................................................................................................7

APÊNDICES.................................................................................................................8

ANEXOS......................................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O estresse pode surgir e trazer consequências negativas, tanto físicas como psicológicas em função da vida agitada, da ansiedade e dos problemas que se acumula no dia a dia.

Diante do alto de índice de estresse, depressão e outras doenças psicológicas que acometem o ser humano, as pessoas cada vez mais tendem a procurar tratamentos diferenciados, que lhes forneçam equilíbrio e melhor qualidade de vida. Com técnicas especificas e cosméticos associados a terapias alternativas, esses tratamentos têm a finalidade de proporcionar bem estar, melhorar o humor e a saúde física e emocional do paciente.


  1. DESENVOLVIMENTO

O objetivo deste trabalho é aprofundar o estudo de atuação da estética na prevenção, tratamento e no controle dos fatores psicológicos que propiciam o aparecimento do estresse através de técnicas específicas e terapias alternativas.   Esses são alguns tratamentos realizados por esteticistas:

Shiatsu

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos, promove reequilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções.

.  

Reflexologia

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricção e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" nos pés. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinados órgãos e promove um reequilíbrio, foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar.

 

Massagem clássica terapêutica

Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor musculoesquelética. Essa técnica associada a uma massagem reflexa torna possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas.

Massagem relaxante

É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso, com efeito, anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea, reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental.

.

Reiki

Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.

Terapia das pedras quentes

De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.

Aromaterapia

 De maneira geral todos os óleos essenciais podem ajudar a combater os diversos tipos de estresse, pois são associados às massagens e banhos contendo inúmeras propriedades terapêuticas, além da olfativa.

 Existem também outros tratamentos além desses que foram citados como: cromoterapia, fitoterapia, acupuntura, musicoterapia, quiropaxia, ayurvédica, thai, etc.

Os cosméticos também auxiliam na diminuição do estresse através dos princípios ativos que estimulam o sistema nervoso proporcionando relaxamento.

 O ginseng que tem efeito calmante promove bem estar já o guaraná um estimulante mental e muscular, diminui o cansaço físico. A cânfora um vaso dilatador, calmante, anti-inflamatório, melhora a circulação sanguínea, o mentol ativa a circulação sanguínea e na pele produz um vaso constrição proporcionando uma sensação de frescor, seguido por efeito analgésico, o aloe vera é um anti-inflamatório, cicatrizante, calmante, hidratante e regenerador de tecidos, a amêndoa doce é nutritivo, calmante e amacia a pele, o hamamélis controla a oleosidade da pele, é adstringente, antioxidante, descongestionante, tônico e vaso constritor, etc.

Vários alimentos também ajudam a combater o estresse, tais como:

A alface que contêm substâncias como a lactucina e lactupicrina nos talos das folhas e atuam como calmante natural.
O espinafre e os brócolis
 previnem a depressão por conter potássio e ácido fólico, que são importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.  Peixes e frutos do mar diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco o ideal é o chocolate amargo porque possui flavonóides que mantêm a pressão sanguínea estável sendo fonte de energia reduzindo o dano causado ás células. A laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, é um ótimo relaxante muscular, prevenindo a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.
Castanha-do-pará
 melhora sintomas de depressão, também é rico em selênio um poderoso agente antioxidante (que pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru). Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.  Alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12, ovos, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.
Maracujá ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas que contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.  A fruta é rica em actidina (uma enzima que melhora a circulação do sangue), potássio, vitaminas A, B1, B2, e fósforo, que combatem a fadiga. - As frutas vermelhas
, como os morangos, mirtilos azul e vermelho também possuem nutrientes que previnem o envelhecimento das células,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com