TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Usuários

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE PORTIFÓLIO 1

Aluno: Lidiane Mendes de Oliveira

RA: 8117655

[pic 2]

Bibliotecários têm, entre outras funções de mediador da leitura,  e a missão de promover um espaço acolhedor e organizado para o leitor. Para isso, faz-se necessário um estudo de seus usuários, como aqueles que já frequentam a biblioteca e utilizam seus serviços, os reais ou os que não frequentam a biblioteca, mas podem passar a frequentar, os potenciais.

Após esta identificação, deve-se ter a capacidade de orientá-los no uso do serviço, das fontes de informação, que atendam as suas necessidades. O conhecimento do usuário é de grande importância tanto para planejar novos serviços de informação como para qualificar os serviços já disponibilizados.

Esse profissional também é o mediador entre os provedores de informação, os usuários e as tecnologias de informação, exigindo-lhes assim, no desenvolvimento de suas tarefas, algumas atitudes como flexibilidade, adaptabilidade e habilidade para recuperar, organizar e armazenar informação, tanto de fontes impressas como eletrônicas. O usuário deve ser visto como a razão fundamental dos serviços de informação, refletir a respeito de como diagnosticar os usuários e as comunidades usuárias, em suas mais diferentes constituições culturais, científicas e sociais, para uso de informação física ou virtual, A compreensão das necessidades de cada individuo em relação à informação é complexa, modificando constantemente.  Por isso o conhecimento do usuário é a base de orientação e da concepção dos serviços de informação, considerando suas características, atitudes, necessidades e demandas.

[pic 3]

REFERÊNCIAS

LANÇA, Tami e Aline. Estudos de Usuários. Batatais – SP: Claretiano, 2018.

MELO, A. C. A. U,; MELO, T. M. S. Competência informacional: a capacitação de usuários na utilização de ferramentas de buscas online. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UN IVERSITÁRIAS. Anais... Gramado: UFR GS, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (155.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com