TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fake News

Por:   •  12/10/2022  •  Dissertação  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Notícias que espalham, conteúdo inautêntico, costumam ser chamadas de fake news. O termo tem uma variedade de classificações e pode ser descrito como informação de baixa racionalidade, lógica ou autenticidade, que tem entrado em um fluxo e constante expansão. O surgimento de fake news, embora muitas vezes difundido na mídia, segue padrões como alarmismo, hipérbole e divulgações com erros de português. O compartilhamento de tal conteúdo é muitas vezes realizado de forma imprudente, geralmente estruturado em formato de notícias, com perfil confiável para o destinatário daquela mensagem. Assim, o compartilhamento virtual em larga escala, e um ambiente de disseminação de desinformação, tornou-se uma questão pública.

A desinformação é brutal e causa danos imensuráveis. Nos últimos anos, o feke News impactou diretamente em questões como política, educação, pandemias e outros problemas de saúde, impulsionou a disseminação do ódio e incentivou a cultura do cancelamento, espalhou informações falsas sobre uso de mascaras, uso de remédios sem prescrição medica, gravidade de doenças, impactando e espalhando medo em toda sociedade. O maior problema é que muitas pessoas não sabem distinguir ou mesmo identificar fake news de fatos reais, o que torna tudo ainda mais complicado.

A sociedade parece desconhecer o impacto dessas novas tecnologias e suas responsabilidades na divulgação de notícias. As fake news tem causado danos inimagináveis ​​à vida e à sociedade. Embora possa parecer passivo esperar que os cidadãos sejam educados para lidar com essas novas mídias sociais, essa ação é a coisa certa a fazer, afinal proibir diretamente postagens vai de contra a lei liberdade de expressão e cesura.

Por fim, a cidadãos precisam ser conscientizados a serem prudentes e fazer o uso correto das mídias sociais. Os melhores meios intermediadores para propagar essas campanhas educativas e construtivas são os próprios jornais, rádios, emissoras de TV, revistas, influenciadores.  Esses meios possuem responsabilidade social com o rumo que a comunicação social deve tomar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com