TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionário de Escolas

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Técnico em Infraestrutura Escolar – EAD

Disciplina: Funcionários de Escola: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores.

MEMORIAL DESCRITIVO

Cuiabá, 26 de Julho de 2018

Nos dias de hoje existe aproximadamente quase um milhão e meio de funcionário trabalhando nas escolas públicas, federais, estaduais e municipais, os quais como cada um de nós têm a missão de oferecer o melhor para a educação básica que chega a mais de cinquenta milhões de alunos.

A educação escolar pode ser oferecida em escolas pública que é mantida e administrada pelos governos, Federal, Estadual e Municipal, sempre gratuitas, e escolas privadas, mantidas por pessoas ou empresas. Em meu município as escolas se classificam em Educação Básica, a primeira LDB do Brasil, por ela existiam o pré-primário, que incluía os jardins de infância.

Escola normal, os primeiros professores no Brasil eram religiosos com uma longa formação humorística e didática, depois passamos por época em que Câmaras Municipais recrutavam, para serem professores primários, pessoas sem qualquer formação profissional, bastava saber ler, escrever e contar.

Na escola formal se desenvolveu e quando houve a transplantação do modelo português para a colônia. E importante compreendermos as mudanças e as transformações econômica, políticos, religiosas e sociais e éticas que ocorriam na Europa no século XVIII, entre 1740 e 1789, nesta época ocorreram várias manifestações. Alguns filósofos desta época também chamada de iluministas era oposto as explicações divinas e religiosas, as superstições e os mitos.

Algumas das medidas tomadas pelo Portugal atingiram diretamente a colônia. Algumas das medidas  foram expulsos os padres da Companhia de Jesus e confiscados todos os seus bens. Nesta mesma época foram criadas as aulas régias avulsas, esta de nível secundário e para meninos ofereciam conteúdos de gramatica latina.

Vivemos em uma sociedade rápida de mudanças constantes, as escolas cada vez mais tem um papel importante de acompanhar e participar, e formar cidadãos para lidarem com as mudanças, nesta fase farão educadores e educando num palco que acontece muito rápido. Neste sentido e necessário saber que espaço é a escola. Como os funcionários das escolas aprendem em outros espaços dentro da escola, para compreender a relação com o outro e com a natureza, o homem tornou-se senhor de sua história e de seus processos educativos, no entanto o desenvolvimento cultural permitiu aos homens e às mulheres construírem e modificarem a sua história e as suas formas de educação e organização econômica, política e social.

Em 1808 Portugal encontrava-se em dificuldades políticas a conclusão foi tropas napoleônicas invadiram Portugal. Nesta época até 1824, podemos dizer que D. João VI dedicou-se à educação das elites, bacharéis e magistrados e criou a academia Real da Marinha, Academia Real Militar entre outros o curso de Direito em São Paulo.

A educação formal conduzida por D. João VI tinha por finalidade formar os quadros dirigentes para a administração pública e as estruturas econômicas e sociais permaneceu inalterado.

Após a separação politica de Portugal em 18822, houve pressão externa e interna das forças econômicas e politicas das províncias, para que fossem organizadas leis nacionais. Como a sociedade brasileira estava organizada do ponto de vista econômica o Brasil continuava com grandes fazendas de café, engenhos de açúcar, criação de gado etc. Para continuar no comando, os governantes e as elites dominantes propuseram políticas e medidas que visavam à implementação de processos de desenvolvimento desigual, associando estruturas arcaicas, práticas clientelísticas e de privilégios combinadas com a inserção subordinada aos interesses dos países capitalistas.

Sabemos que de maneira geral os funcionários das escolas públicas, depois de seu ingresso, pouco foi oferecido para a formação continuada e para a compreensão do significado do trabalho na instituição escolar. Na verdade, nestes tempos de muita pressa, muito consumo, muita violência toda comunidade escolar se vê diante de outras situações. Temos de criar e recriar e aprender. Adultos, jovens e crianças estão dentro da escola na atividade de exercer e de aprender. A escola é um ambiente onde levamos nossas crianças e adolescentes, a fim de que aprendam a cultura já produzida, aprendam a viver com o outro e passam também a criar e inventar objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (572.5 Kb)   docx (242.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com