TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – Organização Escolar

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

DAIANE SILVA DOS SANTOS, RU: 1041372, TURMA: 2014/02

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A ESCOLA

UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE I e II

DAIANE SILVA DOS SANTOS, RU: 1041372, TURMA: 2014/02

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

Organização Escolar

Relatório de Portfólio de Pesquisa e

Prática Profissional - Organização

Escolar apresentado à UTA –

Fundamentos pedagógicos, no curso de

Pedagogia a Distância no Centro Universitário

Internacional UNINTER.

Tutor Local: Samila

INTRODUÇÃO

Tendo em atenção à importância que o pedagogo tem para a sociedade em si, venho através deste aprofundar um pouco mais no trabalho que esse profissional desenvolve na organização da escola.

O presente trabalho pretende trazer ao debate o papel do pedagogo dentro da organização escolar, e suas funções.

Apesar de o foco principal ser o trabalho do pedagogo dentro da organização escolar, também irei falar um pouco sobre a caracterização da organização escolar, onde escolhi para realizar a pesquisa.

Fiz o levantamento das seguintes informações:

Caracterização da Escola, Projeto Político Pedagógico, Mecanismos de ação Coletiva no interior da escola, Projetos inovadores e Recursos Financeiros da Escola

Tive a oportunidade de entrevistar profissionais que desenvolvem algumas atividades na organização da escola, pesquisa essa que contribui muito para nos que estamos começando agora.

Irei falar também sobre a importância da relação entre a escola e o pedagogo para que ocorram uma prática educativa de qualidade, e os modelos de gestão escolar.

Com os resultados obtidos na investigação, fiz um relatório, onde ressalto pontos divergentes e convergentes entre a teoria e a prática juntas, pesquisa essa que foi e será de grande utilidade para todos nós.

Sem dúvida, com a realização desse trabalho irei ter um grande aprendizado para a minha vida acadêmica e profissional.

LocalizaçãoTurnos de atendimento

EDUCAÇÃO INFANTIL

De 8h às 12h e de 14h às 18h

ENSINO FUNDAMENTAL

2º / 5º Ano - de 8h às 12 ou de 14h às 18h

6º / 9º Ano - de 7h45 as 12h15 ou de 13h45 as 18h15

Número de alunos matriculados

A escola possui aproximadamente, 297 alunos matriculados nos dois turnos de funcionamento, cada turma tem em média 14 alunos, 8 professores na educação infantil formados em magistério e graduados em pedagogia, 11 professores para o ensino fundamental I com graduação em pedagogia e 8 professores para o ensino fundamental II cada um com a especialização a seguir formados em artes, ciências biológicas, geografia, português, psicologia, história, educação física e natação.

Caracterização da Organização Escolar

O Cresça foi fundado em 1976 por três grandes professoras de Arte-Educação. Oferecia cursos diversificados como pintura em tela, fotografia e teatro.

Em 1990, uma nova equipe, liderada por Consuelo carvalho de Araújo transformou o Cresça em Escola de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desde então, vem mantendo os princípios da Filosofia sócio-construtivista, com características especiais como, por exemplo: aulas regulares e oficinas de aprendizagem. Assim, todos os educados, a partir da 1ª série, retornam à sala de aula em horário contrário às atividades regulares, para as oficinas de Literatura e Escrita, Complementação de Estudos, Artes Visuais e Cênicas.

Outra característica importante do Cresça é a inclusão social, que acontece de forma responsável e cuidadosa. Sob o pensamento de que não podemos permitir, e muito menos, contribuir para a formação de uma sociedade excludente e discriminatória, o Cresça recebe crianças com necessidades educacionais especiais. Em cada turma são incluídas duas crianças com acompanhamentos diferenciados. Esses educandos têm, não somente a atenção especial da escola, como também o acompanhamento de terapeutas especializados, além de suas famílias.

A referida escola está localizada em um bairro nobre de Brasília, onde a maioria da população é de funcionários públicos, a cidade concentra grandes shoppings e está localizada próxima a capital.

Entrevistas:

Entrevistado 01

1-Qual a função da escola e o papel do pedagogo?

A função da escola é proporcionar aos seus alunos e professores condições básicas para um ensino de qualidade, já o papel do pedagogo é ter excelência naquilo que faz, por isso deve estar sempre em contínua formação.

2-Indique os sujeitos que integram o espaço escolar e como esses sujeitos

participam da organização escolar?

Alunos, professores, pedagogos, e a comunidade em si, todos esses sujeitos

participam dando opiniões idéias e contribuindo com a transmissão do saber.

3-Para você, quais instrumentos de gestão são relevantes para uma boa organização escolar e como regulamentam o funcionamento da escola?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com