TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  12/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.421 Palavras (18 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

                             

FERNANDA CORRÊA REIS, RU: 819479, TURMA: 2012

MARIA IVANGELA DE SOUSA SIQUEIRA, RU: 835301, TURMA: 2012

MARIA DE JESUS SOUSA DOS REIS,RU:832620,TURMA:12

 

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

BRAGANÇA – PA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

                 

FERNANDA CORREA REIS, RU: 819479, TURMA: 2012

MARIA IVANGELA DE SOUSA SIQUEIRA, RU: 835301,TURMA: 2012

MARIA DE JESUS SOUSA DOS REIS,RU:832620,TURMA:12

 

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

                                                                 

                                                                   Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática    

Profissional – Organização Escolar apresentado à UTA – Organização Escolar,

No curso de pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Andreia Oliveira Coelho.

Centro Associado: Bragança.

 

                                                                                                                                                                                                                               

BRAGANÇA – PA

2016


1-INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado do estágio “Gestão Escolar da UTA – Organização Escolar” desenvolvido em ambiente formal de educação, e tem como objetivo verificar os processos de organização e gestão da escola, bem como o papel do pedagogo nesse processo educativo. Assim, serão investigados, refletidos e analisados os atores que fazem parte da equipe pedagógica (diretor, supervisor, orientador, coordenador e principalmente o pedagogo), e as relações que estes mantêm na organização escolar.

 Dessa forma, o Estágio é um momento propício para verificarmos como se dá o processo de organização escolar e relacionar a teoria com a prática. Não é um momento para avaliar nem julgar o trabalho dos profissionais da educação, como defende Bellardo (2009), mas nos colocarmos no lugar deles e pensar a educação em seu contexto real. É a maneira mais eficaz de vivenciar todas as situações que fazem parte do cotidiano escolar. Assim, o espaço estagiado foi uma escola de Ensino Fundamental e Médio de Educação Regular, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada em área urbana.

Para a construção deste relatório foi realizada as seguintes etapas: primeiro assistimos as teleaulas teóricas sobre organização escolar, onde nos foi orientado como proceder na realização do estágio em ambiente formal de educação. Depois partimos para a escolha do espaço estagiado, e seguimos toda a parte burocrática, com a entrega de documentos à escola, que nos deu permissão para realizarmos o estágio. Após esta etapa, começamos, então, a observação participativa no ambiente estagiado. No primeiro dia, fizemos a entrevista com um pedagogo, que discorreu sobre as concepções de educação adotada pela escola; nos demais dias observamos a organização desse espaço educativo.

Este trabalho está dividido em três itens: introdução, item este que apresenta brevemente o assunto abordado no relatório; desenvolvimento, onde estão explicitadas algumas concepções teóricas sobre organização escolar, e as informações sobre o resultado do estágio; e considerações finais, na qual fazemos as nossas reflexões e avaliações acerca do trabalho desenvolvido nesta disciplina.

2 – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: Instrumento para uma Educação de Qualidade

2.1 – ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Para realizar a nossa pesquisa em ambiente formal de educação, e observar a organização da escola estagiada, nos baseamos no trabalho de Márcia Andréia Grochoska intitulado “Organização escolar: perspectivas e enfoques.” Que nos ofereceu todo o subsídio para entendermos melhor os atores que fazem parte da escola e seus papéis na educação. Assim, começamos pela função da escola na sociedade, uma vez que esta se apresenta como um espaço de extrema importância para a formação dos indivíduos de uma comunidade, de um país ou uma nação. Segundo Grochoska:

Discutir a organização escolar perpassa por uma profunda análise da função da escola nos dias de hoje. Perceber o papel dessa instituição nos contextos da sociedade pressupõe o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade.

(GROCHOSKA, 2011, p. 19)

A organização da educação começou desde as primeiras formas de escolarização em Roma e na Grécia. No entanto, foi somente a partir da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, há mais de 200 anos, que essa educação se dirigiu para todas as camadas da população, pois antes disso somente os filhos das elites é que podiam freqüentar as escolas. Assim, a função da escola mudou, atendendo as reivindicações da população.

Porém, de acordo com a autora, a educação brasileira não teve grandes avanços, pois mesmo com esses acontecimentos lá fora, ainda havia resquícios do período colonial e jesuítico e o descomprometimento com a educação das camadas populares, deixando um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola. A atenção e discussão de uma educação para todos, só foi tomar fôlego no século XX, tornando-se um elemento de composição na modernização do Brasil.

Na Constituição de 1891, segundo Gonçalves (2011, p. 113) “a escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com