TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do gestor escolar

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

                         

                                       

                                             Atividade l            

                                     Teorias Curriculares

Aline Vieira De Sousa Rezende

Curso: Pedagogia EAD

RA: 2213102004

   

                                     Teorias Curriculares

Teoria Tradicional:  A teoria tradicional procurava ser neutra, seu foco era voltado em ter uma escola que funcione como uma fábrica e o professor é o centro desse processo, este não deve ser questionado, mas respeitado com regras e disciplinas rígidas e o aluno deve ser um mero espectador, um receptor passivo, este deve reproduzir na íntegra o que lhe foi ensinado, através de memorização, a transmissão de conhecimentos era feita através de aulas expositivas e exercícios, estes apontavam se o aluno compreendeu o conteúdo transmitido pelo educador. O aluno é um ser submisso que está sendo preparado para o mercado de trabalho, tinha uma educação baseada no interesse do sistema capitalista.

Teoria Crítica: Surgiu na década de 60, questionando provocadas pela visão tradicional do currículo, segundo a teoria crítica a educação tradicional é utilizada para a reprodução da ideologia da sociedade capitalista, onde dominantes e subordinados aprendem a executar seus papéis. Na visão crítica o professor é mediador entre o saber e o aluno, ele direciona e cria condições de conhecimento e o educando é participante ativo da aprendizagem. Para a teoria crítica o currículo deve exercer o papel de instrumento de emancipação, tem como base a conscientização dos educandos sobre o mundo em que vivem. Ações diferenciadas, como a interpretação crítica da sociedade.

Teoria Pós-Críticas: A base desta teoria é direcionada a um currículo voltado para o conhecimento, identidade e poder, a diversidade cultural também é um tema bastante abordado nesta teoria de ensino, ampliando as discussões acerca de temas como etnia, raça, sexualidade e relações de gênero. Esta teoria critica os padrões tradicionais, buscando uma reformulação do ensinar, através de análise, interpretação e criação de uma personalidade ativa, desconstruindo a ideologia criada pelas classes dominantes. Na visão pós crítica o educador deve incorporar na sala de aula questões contemporâneas, usando das problemáticas sociais os temas para o conteúdo da escola, estes devem estimular seus alunos para que os mesmos possam compreender o mundo pós moderno que os cerca.

De que forma algumas dessas características são expressas no currículo escolar dos dias atuais?

As transformações sociais provocadas pela democratização do ensino promoveram mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem. Nos dias atuais o currículo deve estar voltado para a formação de cidadãos críticos, comprometidos com a valorização da diversidade cultural, da cidadania e capacitados para se inserirem num mundo global e plural. Embora várias reformas de currículo tenham acontecido ao longo da história, elas ainda representam experiências isoladas no ambiente escolar. É notável que as escolas permanecem voltadas para os fundamentos reconhecidos como concepção tradicional de currículo, formando alunos para o mercado de trabalho. Em suma, fica o questionamento: Que currículo estamos apresentando aos nossos alunos? Cabe ao educador pensar essa questão, pensar na postura política, ética e comprometida com uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com