TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GEÓLOGO E A GEOLOGIA

Por:   •  25/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS CONGONHAS

    MINERAÇÃO

                

                        

O GEÓLOGO E A GEOLOGIA

Congonhas

     INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS – CAMPUS CONGONHAS

                                      MINERAÇÃO

                        

       

O GEÓLOGO E A GEOLOGIA

             Congonhas

                   2014

                                                                                                                 

SUMÁRIO

1 O GEÓLOGO E A GEOLOGIA.............................................01

1.1 Capa...................................................................................01

1.2 Folha de rosto...................................................................02

1.3 Sumário.............................................................................03

1.4 Introdução.........................................................................03

1.5 Objetivos...........................................................................04

1.6 Desenvolvimento.............................................................04

1.6.1 O curso de Geologia.....................................................04

1.6.2 Setores de trabalho do geólogo..................................04

1.6.3 Quem emprega os geólogos........................................05

1.6.4 O equipamento usado pelos geólogos no campo.....06

1.6.5 Aspectos legais da profissão.......................................06

1.7 Conclusão.........................................................................07

1.8 Referências.......................................................................07

1.4 Introdução

Geologia é a ciência que estuda os processos que ocorrem no interior do globo terrestre e na sua superfície. Pode-se dizer também que é a ciência que estuda a Terra (do gr. Geos = Terra elogos = estudo).
É uma ciência relativamente nova, surgida no século XVIII.  No Brasil, os primeiros geólogos diplomaram-se em 1959.
Ela é talvez a mais variada das ciências naturais. Estuda a Terra como um todo, sua origem, composição, estrutura e história, bem como os processos que deram origem ao seu estado atual e os que governam as transformações que ocorrem no presente. Estuda também a vida que sobre ela existiu e que se encontra registrada nos fósseis, restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.
Na maioria dos casos, o geólogo faz isso em uma área restrita, que pode ser, por exemplo, um município, uma porção do Estado, um ambiente geológico favorável à existência de um determinado minério, etc.

1.5 Objetivo

        Conhecer as principais formações sobre o geólogo e seu campo de atuação. Além de obter informações o curso de geologia e as faculdades que o oferecem, e sobre as diversas possibilidades de áreas de trabalho no campo da geologia.

1.6 Desenvolvimento

1.6.1 O curso de Geologia

        O curso de Geologia compreende tanto disciplinas que são uma extensão ou revisão de assuntos vistos no segundo grau quanto disciplinas profissionalizantes. A Geologia se liga a várias ciências tais como Química, Física, Matemática entre outros. O curso dura normalmente cinco anos e no final da graduação os alunos, divididos em equipes, fazem o chamado trabalho de graduação que consiste em fazer mapeamento geológico, o trabalho é indispensável para obtenção do diploma. A procura pelo curso vem crescendo assim como o número de universidades que o oferecem.

1.6.2 Setores de trabalho do geólogo

        A Geologia é uma profissão que possui muitas divisões de setores como Geotécnica, Geoquímica, Geologia Médica, GeofísicaGeologia Marinha, Geologia Ambiental, Geologia Urbana, Hidrogeologia entre outros. O trabalho do geólogo pode ser realizado tanto em laboratório quanto em escritório, mas elena maioria vezes alterna períodos entre campo e escritório. Um dos trabalhos mais importantes feito pelo geólogo é mapeamento geológico, onde o geólogo percorre determinada área coletando informações sobre local e depois elabora um mapa geológico que é utilizado para fazer a pesquisa mineral. Já nas minas o trabalho do Geólogo é definir o volume do minério e sua distribuição.

        A Geotécnica inclui construções em geral, e nessa área o geólogo trabalha juntamente com o engenheiro civil e faz uma análise para julgar se o solo é ou não é apropriado para construção daquelas obras. Já na Geoquímica o geólogo planeja a coleta de amostra de determinados materiais determinando onde devem ser coletadas as amostras para serem analisadas em laboratório, onde são verificados quais elementos são encontrados em maior quantidade nessa amostra para determinar se o local é ou não uma jazida. A Geoquímica pode ser divida em Geoquímica Sedimentar, Geoquímica Orgânica,  Geoquímica Ambiental, etc.

        A Geologia Médica pesquisa a ação de elementos químicos que a ausência ou presença podem provocar danos a saúde humana. Na Geofísica os profissionais buscam encontrar presença de minérios através da medição de propriedades como magnetismo, radioatividade, densidade entre outros. Os geofísicos também estudam o campo magnético e o movimento das ondas sísmicas que estão associados aos terremotos, além de buscar a resolução de problemas como descoberta de reservas de gás, petróleo, metais e água. A Hidrogeologia é o setor da geologia ligado à água, o profissional dessa área faz pesquisas para encontrar água subterrânea e também gerencia recursos hídricos e construções de poços. Na Geologia Marinha estuda-se o relevo do assoalho oceânico e as variações do nível do mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com