TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTERNETÊS, UMA NOVA LINGUAGEM

Por:   •  25/12/2022  •  Artigo  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INTERNETÊS, UMA NOVA LINGUAGEM

Albaniza Bezerra de Melo Peixoto

(Graduanda de Gestão de Recursos Humanos na Uninta Centro Universitário)

RESUMO

A chegada da internet e das novas tecnologias facilitou, ao longo dos anos, a comunicação entre as pessoas e nesse novo âmbito um novo gênero de escrita foi criado, o Internetês. Dito isso, o presente trabalho tem a finalidade de analisar a influência dessa linguagem na forma como seus adeptos se comunicam fora da esfera virtual. Baseando-se na Sociolinguística Variacionista, essa obra entende o internetês como uma variedade linguística, e por conta disso, entende também que este seja aceitável no ambiente adequado para ele.

Palavras-Chave: Internet, internetês, variedade linguística, novas tecnologias.

1 INTRODUÇÃO

O internetês alcança cada vez mais adeptos, e obtém a cada dia mais espaços, independente da classe social, gênero, raça ou idade. Esse avanço desenfreado é visto de diferentes formas, uns consideram como algo natural, e outros como algo que traz desconforto e um certo tipo de “atraso” nas vidas das pessoas.

Hoje, nossas vidas são marcadas pela velocidade como as informações circulam pelas redes de comunicações, isto é, nós nos sentimos muito mais confortáveis ao interagir através da tecnologia. Por conta disso, é de suma importância que os estudos da linguagem desenvolvam, ainda mais, uma vertente de análise da influência que a tecnologia gera no processo de comunicação das pessoas. Como já levantando, a interação através da Internet gerou a necessidade de produzir uma linguagem própria, adequada para o âmbito virtual. Características como rapidez, agilidade e brevidade são marcas da interação virtual, portanto, o internetês surgiu para atender todas essas demandas que a linguagem da norma padrão não conseguiria suprir.

Como já foi discutido brevemente acima, há quem considere o internetês como uma comunicação, e portanto, deve ser reconhecida como tal. E outros consideram essa linguagem como algo que  empobrece a gramática e a forma de se comunicar. Motivado por essas nuances, esse artigo traz como tema o internetês como uma nova linguagem, pois não tem como negar a existência dessa linguagem, nos basta apenas analisar como ela se integra em nossas vidas, e como o avanço da tecnologia e a mudança de ritmo das nossas relações foram ponto de partida para a criação de uma nova linguagem.

2 RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E LINGUAGEM

Desde 1963, com o advento da Internet, há a tentativa de conectar o mundo digital através dos mais variados meios de comunicação, e assim, aos poucos quebrar as barreiras às pessoas, e acelerar a troca de informações e conhecimento. Com o avanço da internet e das tecnologias para usufruí-la, o mundo de forma geral expandiu-se virtualmente, e assim, se comunicar com as pessoas distantes se tornou cada dia mais fácil. O que antes era uma conversa face-a-face, agora é uma conversa “tela-a-tela” em chats virtuais.

Evidente que a internet universalizou a comunicação em escala mundial, mas não precisamos ir tão longe, a internet promoveu a integração de pessoas de seu próprio país, de forma descontraída e divertida, através dos populares bate papos  online, como: MSN, YAHOO e MESSENGER, entre outros. A interação promovida pela internet concentra todos os tipos de informações e públicos alvos, que são, por via de regra, dinâmicos e divertidos. E com isso, veio também a necessidade de se comunicar mais claro, preciso e prático possível. Por conta disso, a comunicação online vem se desenvolvendo a todo momento. Sendo, a linguagem um meio de comunicação utilizado pelo ser humano, esta também está em constante evolução e adaptação à nova sociedade. Diga-se de passagem, todas as formas de linguagem. Se antes esperávamos ansiosos para abrir o jornal e ver a charge da edição, hoje temos centenas de memes viralizando a cada segundo. A todo momento uma sigla está passível de mudança de significado, e quem está consumindo esse nicho de conteúdo acaba tendo que se atualizar a cada momento.

3 INTERNETÊS

A grande evolução dos meios de comunicação impacta diretamente, como elucidado anteriormente, na linguagem dos seus usuários, devido ao volume de informação a ser transmitida e a velocidade que ela é repassada, procuram-se reduzir as palavras, e ainda gerar nova significação aquilo que integrava nossa língua. Essa é a conceituação do novo gênero de linguagem, o Internetês.

O internetês é compreendido como um tipo de grafolinguística, uma prática de escrita marcada pelas divergências com a norma culta padrão da língua portuguesa, o que resulta em comentários como “estão assassinando a língua portuguesa”, proferidos por aqueles que são contrários a prática dessa linguagem. As diferenças com a norma culta padrão são basicamente as abreviações, o banimento da acentuação gráfica, a adição ou repetição de vogais, trocas ou omissão de letras. O que podemos concluir é que o internetês busca a simplificação da escrita, tentando cada vez mais deixar a forma como nos comunicamos mais “enxuta” e ágil.

Para o sociolinguista Volpato (2007), essa nova linguagem trata-se de um fenômeno que deve ser observado na complexidade das transformações sociais, culturais e tecnológicas. Já Araújo (2007), defende que o internetês “vai muito além de simples ocorrências vocabulares estranhas”, caracterizando o que defende ser “um registro de uso da escrita”, “uma variedade linguística, no sentido sociolinguístico do termo”. Ou seja, para ele o internetês é uma “modificação criativa na escrita da língua em ambiente digital, cujas características apontam para uma linguagem alfanumérica”.

Grande parte dos estudiosos que tecem comentários sobre o fenômeno do internetês, trabalham a conceituação do internetês levando em consideração característica que vão além da matéria linguística, explorando ao máximo a relação com o que é tomado como exterior à língua, isto é, a dinâmica entre o indivíduo, a linguagem e novas tecnologias de comunicação e informação.

4 DISCUSSÕES SOBRE O INTERNETÊS

É certo que cada geração, e cada camada social é marcada por um jeito característico de se expressar, usando de vocabulários próprios, que podem variar a depender de diversos fatores. A popularidade do internetês não se dá apenas entre os jovens, pelo contrário, como a maioria esmagadora da população está conectada, as diferentes gerações estão à mercê do internetês, sendo adepto ou não do uso dessa linguagem, nós nos deparamos diariamente com o uso dela por terceiros, principalmente se considerarmos que atualmente as redes sociais também assumem  papel jornalístico e disseminador de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com