TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jovem brasileiro e sua perspectiva: Sonhar aqui para realizar lá fora

Por:   •  10/8/2018  •  Dissertação  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

O jovem brasileiro e sua perspectiva: sonhar aqui para realizar lá fora.

Atualmente no Brasil, é notória em todos os noticiários a crise que se alastrou pelo País em todos os seus aspectos, principalmente econômico e político. Milhões de brasileiros desempregados, políticos dos mais diversos partidos sendo investigados e condenados, descredibilidade das instituições brasileiras e tantos outros motivos que tiram a esperança dos jovens brasileiros de construírem suas vidas aqui.

O alto número de jovens que pretendem deixar o país objetiva estudar e trabalhar, construírem suas vidas em outro país de destino que tenha maior estabilidade em suas áreas política, econômica e social. Dois países que, nos últimos anos, estão recebendo um considerável número de jovens brasileiros são os Estados Unidos e Portugal.

O primeiro por oferecer, com sua economia altamente capitalista, maiores oportunidades de emprego e renomadas universidades que lideram internacionalmente nos rankings de educação. Portugal, por outro lado, apresenta uma afinidade de cultura e idioma que facilitam a estadia e o investimento dos jovens neste país.

Este movimento de planejamento e efetiva emigração dos jovens brasileiros para o exterior acarretam também consequências impactantes para o próprio país de origem, pois este perde com menos mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e jovens instruídos que poderiam contribuir para o crescimento científico e intelectual do Brasil. Outro ponto de destaque é o fraco investimento e incentivo ao empreendedorismo no Brasil, o que desincentiva jovens que têm vocação para serem empreendedores e montarem o seu negócio por aqui.

Portanto, é necessário que primeiramente as instituições brasileiras se estabilizem e que o governo passe a investir mais em educação (bolsas de estudos nacionais e internacionais, maior qualidade no ensino universitário, etc.), mais vagas de emprego que valorizem o profissional jovem, maior inserção cultural e social e por último, mas não menos importante, a garantia de que esses jovens brasileiros terão um País mais seguro para não desistirem de construir suas vidas aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com