TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro didático na escola

Por:   •  14/12/2017  •  Dissertação  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Débora Viana Neves

Jurandi Lopes dos Santos

O Livro Didático na Escola

Trabalho final de conclusão do curso Competências Básicas, pelo Programa Formação pela Escola.

  Tutora: Dalva Rosa dos Santos

Riacho de Santana – Bahia

Outubro – 2017

O Livro Didático na Escola

Introdução

Vivemos um momento onde as maneiras de se perceber o mundo a nossa volta são inesperadamente diversas das formas vivenciadas pelas gerações passadas. Assim, as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, vem ao longo dos anos desenvolvendo diferentes programas, projetos e ações educacionais, contribuindo para uma melhora nas Políticas Públicas, as quais estão evoluindo positivamente. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de programas que visam à melhoria da qualidade da educação.

O FNDE foi criado pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto-Lei 872, de 15 de setembro de 1969. Seu papel é prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.

Dentre os diversos programas subsidiados pelo FNDE para a educação básica está o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, que distribui livros didáticos, entre outras obras, às escolas públicas do ensino fundamental e médio, inclusive ao segmento da educação de jovens e adultos e da educação do campo. Esse programa distribui obras didáticas, escolhidas pelos professores, para todas as escolas públicas constantes no Censo Escolar, atendendo aos alunos brasileiros.

Análise de dados

O PNLD tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. Tal guia chega às escolas, que escolhem seus títulos entre os disponíveis.

Ao se vivenciar a realidade cotidiana do nosso município de Riacho de Santana-BA, foi possível identificar alguns problemas quanto ao PNLD. Através do diálogo com responsáveis pelo recebimento e distribuição e controle dos Livros Didáticos disponibilizados pelo PNLD, dentro da Secretaria de Municipal de Educação, observamos que a quantidade de livros recebidos é de acordo com os dados do censo escolar do ano anterior de cada escola, chegando muitas vezes um número insuficiente para o número de alunos do ano em curso.

Em relação à escolha, esta é feita em cada escola, não significando que seja recebido tais livros escolhidos. A escolha final é feita na Secretaria de Educação juntamente com os coordenadores pedagógicos com base na escolha da maioria das escolas do município.

Ainda em conversa com a comunidade escolar observa-se que há muito desatino com o seu uso, a conservação e a devolução dos livros ao final do ano letivo. Esse descaso não acontece somente com o Livro Didático, mas com o acervo de dicionários, livros de literatura e/ou periódicos, disponibilizados na biblioteca do colégio.

O PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo.

Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos livros disponibilizados pelo (PNLD) - observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Tanto o livro didático, dicionários, livros de literatura quanto periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores, é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com