TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha livro Pesquisa na escola O que é? Como que se faz?

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.871 Visualizações

Página 1 de 3

O Fio de Ariadne

Nesta parte, há uma breve introdução sobre o que a pesquisa em si, dando exemplos de pesquisas feitas por nós, em nosso cotidiano, sem a percepção de que estas ações são tipos de catas, como, por exemplo, sair de casa e observar como está o tempo. Também, neste capítulo, é criticada a metodologia utilizada por alguns professores, de apenas dizer para os alunos o que eles devem pesquisar e a data de entrega, sem ensiná-los como, e por onde começar este trabalho. Logo após, é comentada a importância da pesquisa, dando como exemplo da evolução da ciência, que só teve sucesso e aptidão por este meio.

De acordo com o texto, a pesquisa deve ter um projeto, para que haja o lançamento de ideias para frente, definição de onde se quer chegar e o adiantamento de algumas etapas de trabalho. E, o professor deve ensinar a eles como produzir este projeto, antes de mandá-los fazer por conta própria, o que é muito importante para o bom desempenho do aluno.

Em um trecho do livro o autor descreve algumas sugestões de procedimentos aos alunos sobre como se faz uma pesquisa, explicando aos leitores que podem personalizar as suas ideias, para transmitir o conhecimento de acordo com as regras da instituição de ensino e a sua metodologia. Conforme os métodos do escritor, o ponto inicial seria o título, que pode ser provisório e, após o término, pode ser alterado por um mais propício ao texto. Em seguida é citado o objetivo, pois o professor deve esclarecer qual a finalidade do trabalho (ele usa como exemplo o pesquisador em farmácia, que está testando novas combinações de substâncias para tentar combater uma doença). E, depois, o orientador deve dar a justificativa do trabalho, ou seja, explicar a importância do tema escolhido.

A metodologia é o ponto mais importante a ser discutido, pois, através desta, os alunos vão conseguir obter os dados que sustentarão a pesquisa. Algumas têm métodos mais complexos, com normas específicas e científicas, enquanto outras são mais simples, com regras básicas, apenas.

No livro, o autor indica o produto final, que se trata do propósito da tese, ou seja, o destino do trabalho (foi citado o exemplo de publicar o texto no jornal da escola, pois isto incentivará o estudante a aprofundar-se no conteúdo). A divulgação da atividade é vista, pelo aluno que o fez, como uma publicação de seu esforço, estimulando a sua vontade de fazer pesquisas cada vez melhores.

As fontes também são reportadas no texto, elas têm um alto grau de importância. O professor pode indicar algumas delas, contudo, é aconselhável que seus alunos copiem o texto, para que não haja cópias. Na obra, são exemplificados alguns tipos de referências, mas não podemos utilizar qualquer modelo, pois há algumas espécies de pesquisas com seus próprios estilos bibliográficos.

Para uma melhor organização do trabalho, é recomendável que o professor elabore um cronograma, para ensinar passo a passo a maneira de fazer pesquisas. E, também, organizar os prazos de entrega, para que eles se adaptem ás limitações de tempo para a produção, que serão cobradas posteriormente, em outros trabalhos.

Após a finalização do trabalho, faz-se a coleta de dados, em que o professor pode optar pelo fichamento – anota os principais dados que achar, pesquisando nas fontes; questionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com