TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  27/1/2019  •  Artigo  •  4.812 Palavras (20 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 20


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4] O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                             Autoras:

  1. Ângela Aparecida Alves dos Santos                                

        

RESUMO

Este artigo trata-se de uma pesquisa cujo objetivo principal é refletir sobre a importância do lúdico e sua função como facilitador no ensino da criança na educação infantil. Discursa sobre a ludicidade usando os termos: brincadeira, jogo e brinquedo caracterizando-as como atividades lúdicas necessárias à educação infantil beneficiando e estimulando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças levando-as a superar as barreiras e possibilitando um relacionamento com o ambiente a partir de diferentes enfoques, fazendo com que estas possam usufruir dos diversos métodos utilizados para estimular a ação do brincar visando uma aprendizagem permanente e sem traumas, transformando o ensino-aprendizagem num prazer. Reflete sobre o importante papel desempenhado pelo professor como facilitador e incentivador das descobertas do aluno enquanto aprende e se desenvolve. Focaliza também a conscientização do educador quanto às vantagens de ensinar praticando o lúdico, lembrando sempre da importância do brincar durante toda a vida e em especial na época da infância.

[1]Palavras-chave: Lúdico; Aprendizagem; Educação infantil; Professor.

,                                                                                              

INTRODUÇÃO

O presente artigo científico tem como escolha o tema, O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, partindo do princípio de que é de competência da escola transmitir o conhecimento à criança da melhor maneira possível sendo de direito da mesma aprender com prazer. Sendo da responsabilidade da instituição escolar durante seu trabalho de ensinar, manter um equilíbrio entre o esforço e o prazer, tendo como objetivo primordial educar com qualidade.

 Os principais objetivos no desenvolvimento deste artigo são: Conceituar o lúdico na Educação Infantil; Compreender o processo da aplicação do lúdico na educação infantil durante o desenvolvimento de atividades educativas; Identificar e compreender o universo lúdico; Mostrar a importância do brincar com os seus diferentes significados e; Refletir sobre a contribuição do lúdico para aprendizagem dos alunos.

Visando justificar a necessidade de brincar enquanto se aprende é que foi realizada a presente pesquisa embasada nas teorias dos últimos tempos, e onde estão fundamentadas as necessidades dessas atividades como brincar, cantar, dançar entre muitas outras, de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia e da própria identidade, e inclusive da capacidade de poder refletir, pensar e sentir conscientemente.

A metodologia utilizada para desenvolver e elaborar este artigo foi através de leitura crítica de diversas obras relacionadas após a realização de levantamento de informações teóricas de pesquisa bibliográfica básica já pesquisada, utilizando-se ainda de obras literárias, livros de Pedagogia da FAEL, pesquisas em bibliotecas, textos, pesquisas na internet.  

Este trabalho bibliográfico foi estruturado trazendo como proposta o resgate ao lúdico, valorizando-o como recurso importante e necessário para ser utilizado pelos educadores durante a aprendizagem infantil.

 EDUCANDO ATRAVÉS DO LÚDICO

  1. O BRINCAR.

Em 1837 as crianças já eram consideradas como plantinhas de um jardim, e o professor o jardineiro. O primeiro jardim de infância foi fundado por Friedrich Wilhelm August Fröbel (pedagogo alemão-21/04/1782 a 21/06/1852) onde estas crianças se expressavam por meio de atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo, sendo que a linguagem oral era associada à natureza e à vida. FRÖBEL foi o primeiro educador a destacar a necessidade do brincar enfatizando o brinquedo, e a atividade lúdica ao aprender, e o significado da família nas relações humanas.

No livro Práxis docente, página 134, a pedagoga Maristela Cristina Metz comenta: “... podemos dizer que as crianças nascem de sementes de flores, com diversas cores e espécies; porém, são todas belas para quem é sensível e tem percepção para entendê-las. Todos os jardins têm sua beleza, mas quanto maior for a diversidade de flores maior será o encantamento de nossas almas.”

Na educação infantil, as escolas são estes jardins onde as criancinhas brincam enquanto aprende, por isso ao levar a ludicidade para a sala de aula, o professor está inserindo qualidade na educação trazendo uma melhor aprendizagem lembrando sempre que a diversão independe da classe social, cultural e nível educacional, sendo a mesma usufruída por todas as lindas flores colocadas nas mãos do educador.

A Convenção dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) no artigo 31 reza: "Toda criança tem direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogos e recreação apropriadas à sua faixa etária, usufruindo livremente da vida e das artes". (ONU, 1995). Aos adultos cabe o dever de responder pela qualidade de vida das crianças, e proporcionar-lhes o direito de brincar.

Luciana de Luca diz que “independente do tempo histórico, o ato de brincar possibilita uma ordenação da realidade, uma oportunidade de lidar com regras e manifestações culturais, além de lidar com o outro, seus anseios, experimentando sensações de perda e vitória.” (DALLA VALLE, 2010, p.22)

Portanto, o brincar é essencial ao ser humano consistindo numa maneira de aprender sendo importante para o desenvolvimento integral do ser humano desde os tempos antigos. Quando Aristóteles classificou os vários aspectos do homem, ele dividiu-os em homo sapiens (o que conhece e aprende), homo faber (o que faz, produz) e o homo ludens (o que brinca, cria) daqui se depreende a importância do brincar e criar.

  1. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

O brincar faz parte de todas as fases da vida das pessoas, trazendo em cada período algo de especial, apresentando valores significativos principalmente nas fases da infância e da adolescência, períodos em que mais se desenvolvem cognitivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (162.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com