TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial do Processo de Gestão Nas Organizações

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Trabalho de Gestão Púbica

[pic 2]Tema: Memorial do Processo de Gestão Nas Organizações

[pic 3]Sumario

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 01

Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------------- 02-05

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------- 06

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------------ 07

[pic 4]Introdução

Pro muitos anos, as organizações foram orientadas a trabalhar em um modelo de gestão sob rígidas hierarquias. Com a globalização, e as mudanças constantes que esta estimula, a organização, seja publicada ou privada, tem a necessidade de conduzir um processo de gestão ágil, inteligente, buscando capacitar seus colaboradores através do aprendiza do contínuo, a fim de que os mesmos possam adquirir habilidade, tornando-os capazes de atender as demandas da sociedade e agir com pro - atividade, de forma eficaz e eficiente .

O mundo está sendo surpreendido constantemente com os avanços tecnológicos alinhados ao desenvolvimento das telecomunicações, e estes consiste em fatores imperativos para que se desenvolvam agentes de mudanças nos modelos de gestão praticadas nas organizações. Hoje, com o advento da era do conhecimento, houve uma mudança no modo de trabalhar, nos processo de produção e no perfil do trabalhador, havendo uma valorização de ouro recurso, além dos ativos financeiros e físicos, o conhecimento. Esse novo recurso tem sido apontado como um dos ativos mais valiosos e importantes da organização.

Nesse cenário, a implantação do modelo gestão do conhecimento possibilita a criação de oportunidade na organização, a fim de que esta possa obter condições de interagir tanto com o ambiente interno e externo, buscando adquirir capacidade em vislumbrar as ameaças e oportunidades que o mercado venha oferecer para o negócio.

Também ira falar pouco da do planejamento estratégico falando como o gestor público deve agir a fim de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos das organizações. Como há diferentes interesses, especialidades e nível em organização, existente diferente tipos de sistema. Nenhum sistema sozinho pode fornecer todas as informações de que uma empresa necessita.  

Através da gestão pública é possível transformar as organizações na qual estão inseridos e de que forma. O valor das informações para as organizações está diretamente ligado a como elas auxiliam os tomadores de decisões a atingir seus objetivos.

        

[pic 5]As organizações brasileiras sejam públicas ou privadas, percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão: as empresas privadas objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado; e as empresas públicas motivadas pela capacidade de cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade á sociedade. Nesse contexto, novas práticas de gestão vão aparecendo ou sofrendo alterações decorrentes ou provocadoras por mudanças macro-ambiente que tornam obsoletas as práticas anteriormente utilizadas.

A necessidade de se promover mudanças no modelo de gestão é inevitável, os velhos paradigmas não se adaptam ao mundo globalizado, onde não há lugar para uma gestão centralizadora, lente, burocrática e tradicional. O MGC vem transformando o modelo de gestão, evidenciando o valor intangível, mostrando que a disseminação, o compartilhamento e a inovação são fatores do conhecimento que contribuem para a valorização da organização.

Para Santos et al (2001)”modelo de gestão” compreende-se de um conjunto próprio de concepções filosófico e idéias e ações administração que operacionalizam as praticas como:

Era da produção em massa – Caracterizou-se pela ênfase da qualidade de produção e na padronização de bens, visando obter produtividade. A empresa não se preocupava com o cliente, havia a preocupação em determinar a especificação do produto, no processo na linha de montagem. Procurava-se atingir grandes volumes de produção a fim de para baixar o custo;

Era da qualidade – Caracterizou-se pela ênfase em buscar a satisfação do cliente. Através da filosofia da melhoria contínua dos processos. Desenvolveu-se uma gestão através de equipes, visando motivar e comprometer as pessoas com os resultados;

Era da informação/Conhecimento – Sua principal característica é ênfase a informação/conhecimento, buscando a sobrevivência e sustentabilidade da empresa, numa economia cada vez mais globalizada, em um mercado cada vez mais competitivo. Procurando atender aos interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas, que exigirão da filosofia da qualidade a busca de parceria com outros empresas e modelos de gestão mais flexíveis, como a reengenharia, onde se pratique o ato de repensar na forma e estrutura que as empresas estavam atuando, possibilidade realinhamento de ações, atendendo as mudanças do mercado.

Atualmente evidencie-se o conhecimento a sua influencie no ambiente organizacional, isso é fator decisivo nos resultados e nas tomadas de decisões. E nesse cenário que se apresenta a sociedade do conhecimento.

O grande fluxo de dados que circulam nos ambientes organizacionais podem ser transformados em informações relevantes, desde que haja pessoas  aptas a incorporá-las ou existam ferramentas tecnológicas que contribuam para que estas sejam compreendidas. O compartilhamento das informações irá proporcionar condições de transformar o conhecimento individual em coletivo.

Porém, na elaboração de um modelo de gestão de conhecimento é fundamental que se trabalhe o ambiente organizacional, considerando que, através do envolvimento os indivíduos, possa se obter comprometimento dos mesmo, onde se busque parceria com diversas áreas da organizações como: recursos humanos, comunicação, vendas , informações, procurador agregar, deste modo, conhecimento e experiência que irão desencadear projetos e solidificar a implantação do novo modelo de gestão.

As organizações que facilitam a aprendizagem estão possibilitando a revisão de processo e promovendo mudanças no seu ambiente organizacional. As definições mais comuns de uma organização que aprende enfatizar sua capacidade de adaptações as suas taxas aceleradas de mudanças que ocorrem atualmente no mundo. O cenário organizacional atual exige mais do que adaptações a novos conceitos ou aquisições de sistemas de tecnologias da informação, para estas continuarem a serem chamadas de organizações de aprendizados, necessita se capacitar a fim de obter condições de inovar constantemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com