TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Projeto de Pesquisa

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DO ESTUDANTE

[lestras 14, todas maiúsculas, centralizado]

TITULO DO PROJETO

[todas maiúsculas, letras 16, centralizado]

NOME DA INSTITUIÇÃO

CIDADE- MES - MS

ANO

NOME DO ESTUDANTE

[lestras 14, todas maiúsculas, centralizado]

TITULO DO PROJETO DE PESQUISA

[todas maiúsculas, letras 16, centralizado]

        

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade ............., Curso de ........, sob a orientação temática do(a) Prof(a)..................e orientação metodológica do(a) Prof(a) ............................para efeito de obtenção do título de ...............................

CIDADE- MES - MS

ANO

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

2

JUSTIFICATIVA

3

OBJETIVOS DA PESQUISA

3.1

Geral

3.2

Específicos

4

METODOLOGIA OPERACIONAL

4.1

Problema

4.2

Hipótese(s) ou questão(ões) norteadora (s)

4.3

Fundamentação teórica

4.4

Caracterização da pesquisa

4.5

Abrangência da pesquisa

4.5.1

Área geográfica

4.5.2

Clientela: população alvo e sujeito(s)

4.5.3

Recursos humanos

4.6

Procedimentos de coleta de dados

4.7

Procedimentos de análise e interpretação dos dados

5

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FÍSICA

6

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO FINANCEIRO

7

INDICATIVO DA NATUREZA FINAL DO DOCUMENTO A SER PRODUZIDO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

O texto do projeto deve ser escrito com espaçamento 1.5 entre linhas e letras tamanho 12. As citações longas em espaçamento simples e letras 10 ou 11, T.N.Roman

1 INTRODUÇÃO

Faz-se aqui uma breve apresentação do Projeto, indicando sua finalidade e sua vinculação institucional, apresentando a Linha e subária de pesquisa.

2 JUSTIFICATIVA

A justificativa deve trazer uma breve contextualização do tema, sua relação com a prática profissional do aluno (se for o caso), bem como os motivos da escolha do tema e sua relevância para o mundo acadêmico e o momento atual.  A relevância poderá ser em termos econômicos, profissionais, científicos, sociais, educacionais etc..

3 OBJETIVOS

Referem-se ao que se pretende alcançar com a pesquisa proposta. Como o próprio nome         indica, é o que se objetiva, aquilo que se busca. Os objetivos devem ser concisos e claros, sem delongas. Eles devem ser iniciados com um verbo fechado no infinitivo e se dividem em dois tipos:

3.1 Objetivo geral 

Deve-se redigir um único objetivo geral

3.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos são o detalhamentos do objetivo geral e também devem ser concisos, claros  e iniciados com um verbo fechado no infinitivo. Geralmente indicam-se de 2 a 3 objetivos.

4 METODOLOGIA OPERACIONAL

4.1  Problema

  O problema é o ponto de partida da pesquisa e deve ser apresentado em forma de pergunta, que será respondida no decorrer da pesquisa. Sugere-se apenas uma pergunta, da qual se extrai o título do trabalho. O problema deve orientar a pesquisa.

4.2 Hipótese ou resposta norteadora

Nesta etapa devem constar as possíveis respostas para o problema de pesquisa, ou seja, o que supõe responder a pergunta constituinte do problema.

4.3 Fundamentação teórica

Neste tópico faz-se a apresentação da base teórica que se pretende utilizar na pesquisa, destacando os principais conceitos, usando para tanto as citações diretas e indiretas [longas ou breves], mas sempre indicando corretamente os autores, data e página, no caso de citação direta e autores e ano, quando se tratar de citação indireta. O referencial teórico traz um breve indicativo do estado da arte sobre o tema, ou seja, uma indicação para saber se o assunto é muito recorrente no universo científico e se há ou não abundância de material escrito sobre o mesmo.

4.4 Caracterização da pesquisa

        Neste tópico o deve se apresentar as características da pesquisa, qual seja: indicar se a mesma segue alguma tendência ideológica [corrente de pensamento], método [analítico-sintético, indutivo-dedutivo, hipotético-dedutivo, cartesiano, dialético]. Deve-se indicar também a abordagem (qualitativa, quantitativa, quali-quantitativa, quanti-qualitativa, diagnóstica, prognóstica) se será pesquisa de campo [para se enquadrar em quantitativa ou qualitativa] ou apenas revisão bibliográfica e fazer indicação de tipos de pesquisa [seguido o material instrucional].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com