TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING MINERADORA PORTO

Por:   •  11/11/2019  •  Artigo  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

MINERADORA PORTO

 Agosto/2019

Elaborado por: Eugênia Abreu

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing-0719-9_4

Introdução

A Mineradora Porto é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. A organização é uma das principais  produtoras de minério de ferro e de níquel do mundo e atua também em outros segmentos minerais, tais como manganês, cobre e aluminio. Com grandes investimentos em tecnologia e logística, a empresa garante a eficiência, o crescimento e sustentabilidade de suas operações.

[pic 4]

Desde o inicio das operações da Mineradora Porto, na década de 40 até hoje, a produção de aço no mundo mudou significativamente. De 2003 até 2017, a produção de aço passou de 0,97Bi t para 1.6Bi t. A China passou a ser a principal referência de mercado de minério de ferro, puxando o preço a níveis recordes, sendo responsável por cerca de 50% da produção mundial de aço bruto. A seguir, a divisão do mercado mundial em relação a porcentagem de participação na produção de aço.

[pic 5]

Devido ao seu estratégico posicionamento geográfico, a Mineradora Porto tem acesso a praticamente todos os mercados consumidores de minério de ferro. Com alguns projetos de expansão, a empresa planeja atingir um patamar de produção de 500Mta, até 2023. Para tanto, com o apoio do setor de Planejamento e Vendas, a mineradora precisa identificar os mercados que poderão absorver esse volume adicional.

Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA, 1992).

No plano de marketing da Mineradora Porto, serão abordados a análise ambiental da empresa, pesquisa de mercado, análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing, interligando os objetivos, metas e visões da empresa ao seu plano estratégico.

.

Desenvolvimento

Análise Ambiental da Mineradora Porto  

Fatores Econômicos: A Mineradora Porto avalia as mudanças e tendências do mercado, bem como as medidas estratégicas a serem implementadas. A empresa   acompanha o mercado internacional, no que tange as economias dos paises com os quais tem interface comercial, observando fatores como oferta-demanda, perspectivas de crescimento das siderurgias e produção do aço. Diante do atual cenário de transições econômicas, e devido a presença de fortes concorrentes no setor, é necessário que a empresa foque na redução de custos, seja de produção, venda, atendimento, entrega e manutenções. Outro fator que influencia no setor é a alta do dólar, uma vez que aumenta os custos dos insumos importados para a produção, e também, aumenta os custos no transporte dos produtos finais. A expansão da ferrovia que interliga a região Norte-Sul do Brasil, trará vantagens estratégicas para a empresa, pois proporciona maior eficiência e rapidez na movimentação das cargas dos produtos.

Fatores Sócio-Culturais: A Mineradora Porto adota boas práticas para proteção do meio ambiente e para atuação social. O respeito às pessoas, sejam elas colaboradores, stakeholders e comunidade é condição fundamental para a construção de laços fortes e duradouros com o público com os quais se relaciona, criando um ambiente colaborativo. Grandes projetos de cunho sócio-cultural são:

  • Projeto Incluir para Evoluir – investimento no processo de contratação e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, com respeito às diferenças e a inclusão de todos. Este projeto é condizente com a Política de Sustentabilidade da empresa, e busca abranger outras vertentes como, a erradicação da pobreza, incentivo à educação, empregos dignos, redução das desigualdades e apoiar comunidades sustentáveis.
  • Projeto Fortalecimento da Agricultura Familiar – que visa transformar a vida dos moradores da Vila Campo Verde, apoiando as comunidades em seu desenvolvimento e autonomia, e consequentemente, promovendo a sustentabilidade. Este projeto inclui a compra de equipamentos agrícolas e a capacitação das famílias nas práticas de plantio, visando aumento de produtividade, conservação do solo e do meio ambiente. Desta forma, a empresa proporciona vários empregos diretos e indiretos.

Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos: A Mineradora Porto possui ferramentas de gestão dos requisitos legais e outros que proporcionam a identificação, atualização, análise e o registro de cumprimento dos mesmos. A empresa investe em tecnologias através de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Inovação, garantindo a eficiência das suas entregas de produtos e serviços. A era tecnonológica contribui para a redução do tempo de execução e produção, além de possibilitar a opção de teletrabalho e gerar o bem-estar social.  

Fatores políticos influenciam diretamente na determinação do preço do minério e, trâmites administrativos também contribuem na variação do valor da commodity mineral. Os cutos e facilidades de exportação dos produtos são determinados pelas relações internacionais, tarifas portuárias e até a legislação do país exportador. Desta forma, se a moeda local desvaloriza o valor do minério fica mais baixo, em consequência disso, mais do produto é consumido no mercado. A empresa lança reports diários e as atualizações das precificações são informadas em seu website, na aba de Indices de Minerios onde os preços sao dados em US$ por ton metrica seca (US$/dmt).

Fatores Internos: A Mineradora Porto possui uma das maiores infra-estrutura para a produção de minério, oferece diversos treinamentos e capacitações ao  pessoal do setor produtivo, e busca um modelo de operação mais próximo das unidades de negócio, com papéis e responsabilidades claras e bem definidas. Neste modelo, cada diretor executivo é responsável pelo planejamento, desenvolvimento de negócios, operação, marketing e vendas de sua área.

Fatores geográficos: A Mineradora Porto possui sede no Brasil e está presente em 13 estados brasileiros e em 30 países ao redor do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (605 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com