TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Estratégico de Marketing do Porto e Norte de Portugal

Por:   •  26/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Plano Estratégico de Marketing do Porto e Norte de Portugal

Introdução

A importância do turismo na Região Norte tem crescido gradualmente representando agora 21,5% do VAB nacional e com um consumo médio de 872€ por visitante em 2014.
Tendo em conta as características gastronómicas, vinícolas e a diversidade de recursos naturais e patrimoniais, a Turismo do Porto e Norte de Portugal desenvolveu uma estratégia de Marketing Turístico para toda a região.

A estratégia de Marketing tem com objetivos aumentar a atratividade e notoriedade  do destino, harmonizar e consolidar a qualidade da oferta, melhorar os indicadores do turismo, reduzir as assimetrias, estimular a cooperação entre os stakeholders para a adoção de uma abordagem alinhada ao nível do desenvolvimento e promoção do destino.

Em 10 anos (de 2004 a 2014) a importância do turismo no Porto e Norte de Portugal tem vindo a crescer significativamente, no entanto, concentrando 61% das dormidas apenas na região do Porto. De salientar que entre 2004 e 2014 o peso do VAB da região Porto e Norte de Portugal cresceu quase 6% em relação aos valores nacionais, tendo o número de hóspedes aumentado em quase 1,2 milhões e o número de dormidas em mais de 2 milhões.
A complementar estes dados também é visível que existiu um aumento do gasto médio no destino, ou seja, para além de mais visitantes estes também gastam cada vez mais no local de destino trazendo maiores riquezas para a região.

1. Onde Estamos

Para fazer face aos destinos concorrentes é necessário destacar as valências diferenciadoras, comunica-los e distribui-los estrategicamente.
A beleza natural, localização e alojamento são os 3 principais motivos de escolha da região, sendo que uma boa parte da quota de mercado se deve à indústria, serviços e à visita de familiares e amigos potenciando uma procura constante ao longo do ano.

Existe um grande leque de produtos turísticos já oferecidos pela região do Porto e Norte de Portugal, entre os quais: Natureza; Turing Cultural e paisagístico; Saúde e Bem-estar; City e Short Breaks; Turismo Religioso; Gastronomia e Vinhos; Negócios. Sendo ainda possível desenvolver a oferta de Golfe; Turismo Náutico; Sol e Mar.

Atualmente os grande mercados estratégicos são Portugal, Espanha e França, havendo uma forte aposta nos mercados do Brasil, Alemanha, Reino Unido e USA. Há também uma aposta moderada na Bélgica, Suíça, Itália e Países Baixos.

Em termos de oportunidades o mercado é vasto com um grande leque e diversificação de oferta, no entanto há alguns desafios como a crise financeira, destinos concorrentes, a sazonalidade e o aparecimento de novos destinos turísticos.

2. Onde Queremos Chegar

Pretende-se ser um destino glamoroso com história e tradição e uma grande diversidade de património, recursos naturais e vínicos com entretenimento constante.

A missão é acolher, satisfazer e proporcionar uma experiência única a cada visitante mantendo a sustentabilidade social e territorial.

3. O Que Pretendemos

Tornar o destino mais atrativo; consolidar e harmonizar a qualidade de oferta; captar mercados com maior predisposição ao consomo de produtos definidos, reduzindo a sazonalidade; Desenvolver parcerias com agentes de destino; Aproveitar os canais de comunicação de forma a distribuir e segmentar os produtos estimulando a procura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com