TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROINTER ll FINAL

Por:   •  15/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO COMERCIAL

Polo: Faculdade Anhanguera de Brasília

2ª SÉRIE

[pic 2]

                                                     RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL (PROINTER II)

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAIS, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

AUTORA: Fabiula da Silva Pinto - RA 5050597770

TUTOR A DISTANCIA: Antônio João Ferreira Junior

BRASILIA-DF – NOVEMBRO 2016[pic 3]

AUTORA: Fabiula da Silva Pinto - RA 5050597770

TUTOR A DISTANCIA: Antônio João Ferreira Junior

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão comercial da ANHANGUERA, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

                                   

                                Tutor a Distância: Antônio João Ferreira Junior

                                           [pic 4]

BRASILIA-DF- NOVEMBRO 2016[pic 5]

RESUMO

        Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em empresa do ramo comercial Smart Cadeira de rodas. Nesse estudo aplicaremos na empresa os fundamentos da ISO serie 14000, mais especificamente a ISO 14001, especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA), que será a norma em relação ao quais os sistemas de gerenciamento ambiental da empresa serão julgados. Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.

Introdução

As exigências relacionadas à preservação do meio ambiente têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.  A pressão exercida por Organizações Não Governamentais defensoras do meio ambiente e a evidente necessidade de preservação do planeta para as gerações futuras têm ampliado a fiscalização dos órgãos competentes, acarretando na aplicação de multas e outras penalidades. Além disso, estabelecimentos como instituições de crédito têm exigido o certificado de Licenciamento Ambiental para liberação de recurso para compra de equipamentos e empresas com certificação ISO também são obrigadas a requerer o Licenciamento no momento da contratação de serviços, sob pena de perderem a certificação.

A promoção da sustentabilidade nas práticas de gestão torna-se cada dia mais urgente e primordial Para uma gestão com enfoque ambiental, há de se saber dos aspectos e impactos ambientais que as atividades da organização podem ocasionar ao meio ambiente. Portanto, a norma ISO 14001 (ABNT, 2004) estabelece que o aspecto ambiental consista em elemento das atividades da organização que pode interagir com o meio ambiente, enquanto que o impacto ambiental constitua qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, e que resulte, no todo ou em parte, de aspectos ambientais da organização. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

Smart Indústria e Comercio de Produtos para Reabilitação e Ortopedia Ltda-ME, Localizada no Endereço: Avenida Center, nº 1321, Qd-02, Lt- 09 Bairros Residencial Center Ville, CEP: 74.369-003 Goiânia- GO. Telefone: (62) 3288-5741 1.4.

   A atividade exercida no empreendimento é a "fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral sob encomenda". CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) número 32.50-7-03.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Gestão Ambiental é o controle dos impactos ambientais provocados por uma atividade empresarial qualquer. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui em uma estratégia para que o empresário, em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, conscientizando os colaboradores na melhoria contínua e fazendo a escolha certa desde a matéria prima ao produto final.

Vale ressaltar que, a empresa utiliza água no empreendimento que é fornecida pela SANEAGO. Os esgotos domésticos e Sanitários gerados no empreendimento são destinados ao sistema público de coleta de esgoto, sendo assim, atividade realizada no empreendimento não é geradora de efluentes líquidos.

Foi feito a coleta dos dados necessários através de entrevista com o gestor, apontando as mudanças necessárias embasados em nosso projeto.

  1. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

A empresa tem comprometimento gerencial com a causa no meio ambiente, utiliza água no empreendimento que é fornecida pela SANEAGO, os esgotos domésticos e Sanitários gerados no empreendimento são destinados ao sistema público de coleta de esgoto.

Abaixo relação de resíduos gerados no empreendimento com respectivas quantidades:

RESÍDUOS                                               QUANTIDADE (Kg)        FREQUÊNCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (837.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com