TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Qualidade E Sua Importância Estratégica Nas Organizações

Por:   •  22/5/2023  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Gustavo José de Araújo da Silva

        

COMPONENTE: Atividade Complementares 1

PROFESSOR: Francisco C. R. Vijalva

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: Senac RJ

LOCAL E DATA: Rio de Janeiro – 04/04/2023      

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Este resumo crítico vou apresentar sobre a importância da qualidade no mercado de trabalho e o perfil do profissional técnico em qualidade, metodologias, conceitos, e o desenvolvimento da qualidade na história. Está atividade irá resumir a atividade da vídeo aula, sobre o mercado de trabalho, a importância da qualidade, o perfil do profissional da qualidade, o histórico da qualidade e os seus conceitos.

Desenvolvimento

No vídeo podemos ver momentos importantes, como o Carlos usando a ISO 9000 para melhorar a qualidade da sua empresa, e sobre as áreas que o técnico em qualidade pode atuar, os conceitos de PDCA para melhorar a qualidade da empresa, e o histórico da qualidade durante o desenvolvimento humano.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O vídeo apresenta o contexto com o mercado e perfil profissional do técnico da área de qualidade, os segmentos que podemos atuar e o papel da qualidade e sua importância, um exemplo que o vídeo apresentou da Dafne que trabalha em uma empresa de tintas, ela era técnica em verniz e analisava os produtos, isso mostra como é importante essa área para melhorar e desenvolver uma empresa, alcançar resultados e prevenir problemas futuros.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O profissional técnico em qualidade pode atuar no setor automotivo e metalúrgico, empresas de alimentação, setor da saúde, em bancos e serviços de hotelaria, telefonia, energia, transporte, plano de saúde, no comercio etc., o profissional pode trabalhar em diversas empresas, o mercado está buscando cada vez mais querendo se certificar nas ISO, e isso está bastante positivo, o técnico em qualidade está quase se tornando uma obrigação dentro de uma empresa.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 

As atuações envolvem controle, inspeção, garantia da qualidade por meio de auditoria e inspeção na produção. Os cargos que o profissional técnico pode exercer é auditor da qualidade, inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processos. O técnico da qualidade é fundamental para a empresa se desenvolver e buscar melhorias e atingimento de metas, cumprir com as legislações e demandas, eu acho muito importante essa área, principalmente no ramo alimentício que eu quero seguir.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

O vídeo mostra que o papel da qualidade é muito importante na estratégia das organizações, fazendo atingir resultados, e prevenindo problemas futuros, no vídeo o chefe de Carlos decide colocá-lo na reunião de melhoria da qualidade, porque Carlos está mostrando resultados e fazendo o curso técnico em qualidade e ajudando nos resultados da empresa, isso é muito importante para o reconhecimento profissional.

  • Cases de sistemas da qualidade:

Roberto trabalha na moveis Cabral, com 80 funcionários e atendem o também o ramo hoteleiro, encontraram na norma ISSO 9001 referencial normativa e conseguiram aplicar no sistema de qualidade, certificado a 2 anos e os ganhos foram percebidos, eles tinham problemas para atender os requisitos dos clientes , ao controle dos documentos, e as questões sobre capacitação de pessoal, tiveram ganhos de aplicadores de indicação de qualidade para todos os setores e a efetiva medição da satisfação dos clientes, conseguiram conquistar novos clientes e diminuíram o desperdício de mateiras primas e capacitando novos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com