TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Dos Gerentes Nas Organizações

Artigos Científicos: O Papel Dos Gerentes Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Com o avanço da globalização é cada vez mais exigido que os negócios e as pessoas que fazem parte desse meio estejam constantemente em processo de atualização e aperfeiçoamento. Mas um bom gestor além de ter conhecimento específico, experiência e aperfeiçoamento, também é capaz de fazer com que a equipe entre em sintonia e alcance os objetivos da organização com eficiência.

Para um bom desempenho de suas atividades, o gerente precisa, além de ter quaisquer qualificações adicionais, utilizar do planejamento para construir um referencial futuro, estruturando um trâmite adequado e reavaliando todo o processo a que o planejamento se destina., fazendo uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar os propósitos coletivos.

Os gerentes também podem fazer uso do gerenciamento "coach" que tem por filosofia que a posição de um gestor está na condição de orientar o time que lidera, percebendo os que estão em posição de desvantagem, dando a direção correta quando necessário, educando e energizando todos da equipe. Estar atento ao desenvolvimento da equipe é uma tarefa primordial a ser desempenhada pelo gestor porque ele tem o papel de dar o exemplo, ser o modelo, pois quando os liderados tem seu gerente como espelho, os mesmos desenvolvem novas habilidades e com isso cria-se a oportunidade em rodízios de funções tornando seus integrantes aperfeiçoados tecnicamente.

De acordo com Fred Luthans, as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias:

a. Funções gerenciais: tomar decisões, planejar e controlar.

b. Comunicação: trocar e processar informações; processar documentações.

c. Administração de recursos humanos: motivar, resolver conflitos, colocar pessoal, treinar.

d. Relacionamento (networking): manter relações sociais, fazer política, interagir com pessoas de fora da organização.

Luthans também distingue os gerentes entre “os de sucesso” (gerentes que realizam objetivos pessoais importantes como avançar na carreira) e “os eficazes” (gerentes que realizam objetivos importantes para a organização e são bem avaliados por sua equipe). Em suas conclusões ele apontou que os gerentes eficazes nem sempre são aqueles que fazem as carreiras mais rápidas. Os gerentes de sucesso despendem mais tempo com networking e comunicação, ao passo que os gerentes eficazes despendem mais tempo com as atividades de comunicação e administração de recursos humanos.

Pelo fato de lidar diretamente com as pessoas, sejam elas seus membros de equipes, clientes ou integrantes da organização é da natureza humana saber que o comportamento do ser humano é imprevisível. Saber solucionar esses tipos de conflitos exige respostas que são condicionadas pelas circunstâncias, pressões, as quais tem que reagir por seus desejos e necessidades individuais. Contudo, aquele que desenvolve essas competências e habilidades terá resultados mais concisos e satisfatórios da sua equipe, clientes e superiores.

Para atuar nesse mercado os futuros gerentes devem se adaptar a algumas mudanças que diz respeito às organizações contemporâneas e acima de tudo ser uma pessoa flexível para saber lhe dar com todos os incidentes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com