TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e Sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  23/7/2021  •  Resenha  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Vitor Schirmer da Conceição

COMPONENTE: Atividades Complementares 1

ATIVIDADE Nº: 01

 SENAC SANTA ROSA

18/06/2021

        ACP I – Atividade 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

   A referida atividade irá apresentar uma resenha da videoaula 1. Através de tópicos, a mesma tratar-se-á de pontos fundamentais da área da gestão da qualidade, como, por exemplo, a inserção do profissional da qualidade no mercado; a importância e atuação do mesmo diretamente ligados aos resultados interpessoais e desenvolvimentos coletivos dentro de uma respectiva instituição; a eficiência ligada a metodologias usadas para um melhor aproveitamento de qualidade, matéria e tempo.

Desenvolvimento

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional.

  No vídeo apresenta-se um funcionário do ramo hoteleiro, que está cursando o técnico em qualidade, cujo o mesmo busca ascensão profissional na área da qualidade. A instituição aonde ele trabalha busca certificado em qualidade e lhe apresenta uma ótima oportunidade para tratar de diversos assuntos ligados à área. Entretanto, as dúvidas relacionadas ao técnico lhe dão incerteza e receio em não alcançar o resultado que ambos procuram.

  O assunto resenhado entre os personagens da narrativa deixa claro que a importância das empresas buscarem a qualidade em suas prestações de serviços está diretamente ligada em ter um profissional apto e treinado a desenvolver a função de maneira eficiente, através das mais diversas metodologias dos setores.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

  De acordo com o vídeo, a gestão da qualidade é um fator que exerce influência na relação entre empresa e publico alvo, uma vez que a qualidade esta diretamente ligada a melhor aproveitamento de respectivo produto ou serviço. Vista disso, o setor da qualidade se torna indispensável entremeio às instituições. Consequentemente, há inúmeras oportunidades de trabalho para o profissional, tais como:

  • Setores automotivo e metalúrgico;
  • Setor alimentício em geral;
  • Setor da saúde (hospital, clínica e laboratório);
  • Bancos, hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, plano de saúde e educação;
  • Comércio em geral.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos

   Em relação ao vídeo, o profissional técnico em qualidade pode atuar no controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Tem-se também noção que, em um grande percentual de empresas, o serviço está designado a pessoas sem capacitação adequada. Neste caso, a qualidade conecta-se aos mais diferentes núcleos da instituição.

  Outrora, ao que se trata de indústria, o técnico exerce a inspeção de produtos na linha de produção. Já em empresa de prestação de serviços, o mesmo auditora e analisa os fatores por meio de indicadores.

   Portanto, entende-se que é de suma importância as empresas terem um profissional qualificado, pois, é através de sua auditoria, inspeção e gestão que se tem máximo aproveitamento final em qualidade.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

  No vídeo, a mão de obra qualificada e uma excelência qualidade do produto final trazem a relação do “ganha-ganha”, aonde, através do desenvolvimento dos colaboradores, as boas práticas de gestão e relacionamento, as instituições criam vínculos mais satisfatórios entre empresa e cliente, criando melhores condições para competividade no mercado. Logo, o investimento de acionistas e ganhos da empresa tendem a crescer.

  Através do programa ISO 9001 dá-se a garantia de otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer clientes. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo o crescimento dos negócios, mas com excelência na qualidade e serviços prestados.

  • Cases de sistemas da qualidade:

No vídeo lista-se três exemplos de implementação da ISSO 9001 e outros sistemas em que se obteve uma mudança significativa na qualidade dos serviços prestados. São eles:

  • No ramo moveleiro, a empresa Moveis Cabral vinha sofrendo problemas com requisitos de clientes, capacitação pessoal e controle de documentos. Com a implantação da ISO 9001, num período de 2 anos, viu-se os ganhos aumentarem e as perdas diminuírem, além do surgimento de novos investidores;
  • No ramo da usinagem, a empresa Invertex, por exigência dos clientes, obteve-se certificação a fim de atender a norma ISO TS 16949. Houve-se então uma resistência dos funcionários a adaptação das normas, e, com isso, implementaram o programa “5S”, cuja função principal foi manter o fluxo de informações documentados ao manual da qualidade e procedimentos. No que se refere a ganhos, a empresa obteve êxito com a disseminação dos ganhos da qualidade e exercício de liderança por meio de capacitações. No que tange a conquista pós-certificação, destaca-se as especificações técnica e pontualidade na entrega dos serviços.
  • No desenvolvimento de software, a empresa Vector Software obteve certificado ISO 9001ª a 3 anos e perceberam uma mudança significativa após a certificação. O CIO da empresa destaca ganhos com o mapeamento de processos que eram desconhecidos por grande parte de seus colaboradores, além da atenção com a qualidade dos produtos, passando por um rigoroso controle de qualidade. O próximo passo da empresa e buscar a certificação CMM.

  • Metodologias e histórico da qualidade

  Em referência ao vídeo analisado, o conceito “qualidade” dá-se a muito tempo atrás do que se imagina. Aristóteles, em 350 A.C já introduzia os primeiros conceitos dela. Porém, o conceito de qualidade usada nos dias de hoje deu-se através de três acontecimentos históricos: a Revolução Industrial e as duas grandes Guerras Mundiais. Depois das guerras, o Japão se aprimorou e passou a ter grande relevância mundial em qualidade. Wiiliam Edwards Deming e Joseph Moses Juran contribuíram para os conceitos de qualidade no Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com