TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e Sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  25/6/2022  •  Resenha  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: RENATA DE FREITAS

COMPONENTE: Componentes Curriculares - Atividades Complementares

PROFESSOR:JOSUE

ATIVIDADE Nº:1

POLO: SENAC ARARAQUARA

LOCAL E DATA: ARARAQUARA,25 DE JUNHO DE 2022          

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Nesta atividade o vídeo mostrou quais as funções do técnico em qualidade e quais segmentos pode-se atuar. O papel da qualidade nas organizações.

Quais as vantagens da certificação ISO9001 para a empresa que deseja alcançar essa certificação.

Também é abordado as metodologias e a histórico da qualidade.

Desenvolvimento

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

Fica evidenciado no vídeo que a qualidade esta vinculada a empresa como um todo. Envolve diversas áreas da empresa. Com isso vemos também que a qualidade é uma busca pela excelência. Assim sendo, é considerado um excelente profissional da área da qualidade os que têm: Pro-atividade, Flexibilidade, Adaptação, Relacionamento fácil com outras pessoas, comunicação clara e objetiva, organização.

Pro-atividade em ações que envolvam sua responsabilidade perante as funções designadas.

Flexibilidade nos mais variados contexto da empresa.

Adaptação e motivação para mudanças, pois mudar a cultura de uma empresa é muito trabalhoso e ardiloso.

Fácil relacionamento interpessoal interno e externo, pois como se envolve muito com pessoas é preciso saber lidar com pessoas em modo geral e em diversas situações.

Comunicação clara e precisa tanto no individual quanto em publico.

Saber trabalhar em equipe, pois na qualidade nada é resolvido sozinho ou melhorado.

Organização e capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho.

 

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O técnico em Qualidade poderá trabalhar em diversas áreas como setores automotivos e metalúrgicos das industrias; Setores alimentícios em geral; Setor da saúde como Clinicas, Hospitais e laboratórios; Em bancos; Fornecedores de serviços de Hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, plano de saúde e educação; Comercio em geral.

Essas áreas todas tem uma importância muito grande na nossa sobrevivência e o quão importante é a qualidade para cada uma dessas áreas.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

O técnico em qualidade pode atuar em diversos segmentos como controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Como já mencionado a qualidade é vinculada a empresa como um todo. E envolve diversas áreas de atuação da empresa. O técnico em qualidade pode inspecionar um produto na linha de produção ou atuar numa empresa de prestação de serviço na gestão da qualidade por meio de auditorias internas e/ou externas ou ainda na analise critica de indicadores da empresa. E o vídeo mostra isso esse vasto campo aonde o técnico em qualidade pode atuar e ajudar no crescimento da empresa.

A atuação da qualidade deve ser de excelência e isso traz cargos que tendem ter responsabilidades essenciais para se chegar a essa excelência: Auditor da Qualidade, Inspetor da qualidade e ainda Assistente da qualidade de processos.

O vídeo mostra quais são as atividade do técnico em qualidade: Participação em auditorias internas e/ou nas externas na quais seriam para implantação da ISO ou ainda na recertificação. Atualiza indicadores da qualidade; Elabora gráficos dos dados coletados; Elaboração e realização das pesquisas de satisfação do cliente e mercado. Porem na empresa que trabalho a qualidade só elabora, pois quem fazer essa ponte é pós-venda da empresa. Descrição de novos processos e manutenção para esses documentos; Elaboração e atualização dos documentos da qualidade (manuais e procedimentos); Realização de testes em amostras de novos produtos ou componentes e mesmo em novos fornecedores na empresa que trabalho fazemos no primeiro lote de fornecimento. Acompanhamento da qualidade das matérias primas fornecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com