TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e sua Importância estratégica nas organizações

Por:   •  7/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

 Técnico em Qualidade 2021 – Matrícula [pic 1]

Nome: Jefferson Adriano Rodrigues

Atividade complementar: O Papel da Qualidade e sua Importância estratégica nas organizações

- Período de entrega: 04/10/2021 á 03/01/2022

Tópicos a serem abordados:

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.
  • Cases de sistemas da qualidade
  • Metodologias e histórico da qualidade

CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFISSIONAL

O profissional formado na área de técnico de qualidade atua em várias atividades relacionadas com a qualidade, de todas as formas a criando um processo de etapas a serem realizadas, sendo elas manuais, relatório para a gestão de qualidade, analisando as não conformidades de produtos e serviços, tendo auditorias internas e externas dentro das empresas.

MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE NIVEL TECNICO DA AREA DE QUALIDADE

O Técnico da qualidade é o profissional que pode se atuar em vários segmentos como no ramo do setor automotivo, setor metalúrgico, setor alimentícios, setor de saúde, tendo vários temas a serem abordados sendo atuadas do mesmo ramo, sejam eles: hospitais, clínicas, Laboratórios, bancos, transportes, hotelarias, comercio de ruas como: lojas, restaurantes, óticas entre diversas outras áreas.

ATUAÇÃO E ATIVIDADES DO TECNICO EM QUALIDADE EM DIVERSOS SEGMENTOS

A atuação inerente do técnico de qualidade envolve controles que só eles sabem como podem ser realizados, sendo que há inspeções garantidas até mesmo gerando uma gestão da qualidade cada vez mais representativa. Assim, podemos colocar algumas atuações a serem abordadas no curso: elaborar e executar, elaborar manuais, e procedimentos, realizar diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das empresas e executar diariamente auditoria interna e acompanhar a auditoria externa na identificação de erros. A auditoria junto com sua equipe de qualidade irá identificar conformidades no processo e no produto, supondo possíveis causas, ações, corretivas e preventivas, capacitando os funcionários das empresas para a disseminação da cultura da qualidade. E por fim, registrar o controle de qualidade, em formulários já estabelecidos e prontos, de acordo com as normas e divulgar os procedimentos realizados, propondo ações de informação e formação especializadas.

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTANCIA ESTRATEGICA NAS ORGANIZACOES

O vídeo apresenta a importância estratégica da qualidade nas organizações, devido a competitividade e aumento da tecnologia entre elas e que uma padronização eficaz, tal como a ISO 9001, pode trazer a elas a aceitação do público estratégico com a otimização dos produtos, interesse dos acionistas em investir, matérias primas com excelência e ajuda do governo, numa relação de “ganha-ganha’’.

É indiscutível o papel e a importância estratégica da qualidade, através da padronização da qualidade em todo o mundo, pois, se não for assim, uma empresa que visa a lucratividade e redução de custos não pode subsistir. A padronização se torna crucial, pois, em quase todo mundo o sistema ISO 9001 está implementado, e clientes buscam produtos com qualidade. Quando uma empresa não adere a qualidade como estratégia, ela não é aceita pelos clientes, ocasionando, assim, a perda de concorrência e todos os benefícios inerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com