TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental no Ambiente Escolar: impactos na aprendizagem e o papel social da escola

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA 1º Período

Disciplina: Extensão

Professora: Arlyndiane

Aluna: Antonia Kay-len Rodrigues da Silva

OLIVEIRA, Gabrielle Vieira

FERREIRA, Bruna Milene

SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR:

impactos na aprendizagem e o papel social da escola.

 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, 2022.

RESUMO

SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR: impactos na aprendizagem e o papel social da escola.

Barra do Corda – MA

Abril/2023

A importância da saúde mental no processo de aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança. Primeiramente, conceitua-se o termo saúde mental.  A constante e acelerada evolução humana nos obriga a repensar sobre as necessidades individuais e sociais. Considerando a sociedade atual, a escola em seu papel social torna-se indispensável na alfabetização emocional das crianças em formação, tendo a obrigatoriedade de identificar situações problemas e elaborar projetos que viabilizem o trabalho das habilidades socioemocionais de forma contínua e efetiva, contando com a fundamental participação da família.

  • O papel social da escola perante a atual sociedade tem como dever a revisão de suas práticas pedagógicas, assim como a devida aplicação e análise de eficácia conforme as competências a serem desenvolvidas, de acordo com o documento que rege a base nacional da educação. Tornando o ambiente escolar um local de observação, informação, preparação, conscientização e transformação, tendo em vista que as crianças são o futuro da nação.
  • O preparo emocional do corpo docente é imprescindível. Sendo que este deverá estar apto a observar e identificar situações relacionadas ao emocional das crianças, a fim de repensar e planejar atividades e elaborar estratégias que viabilizem a resolução e minimização de conflitos, que moldam o comportamento das crianças e também refletem em seu rendimento escolar.
  • Torna-se indispensável à junção de escola e família, tendo como prioridade a criança em formação, é necessário que ambos trabalhem juntos. Trabalhando desde a educação infantil aos anos iniciais e assim por diante, mudando apenas sua didática e abordagem. Para que futuramente o indivíduo emocionalmente saudável exerça sua cidadania plenamente consciente sobre si próprio e suas relações.

Atualmente, a sensação de instabilidade causada pela sociedade moderna e sua liquidez devido à desenfreada transformação humana, velocidade e quantidade de informações absorvidas a todo instante devido à tecnologia, além da reprodução de antigos padrões mórbidos, vêm trazendo consequências e ficando cada vez mais explícito. Principalmente após a pandemia. Gerando preocupação, em especial com as crianças que estão se desenvolvendo neste período.

É possível observar que o desenvolvimento humano ocorre através das interações individuais e sociais. Estas interações trazem consigo estímulos, tornando possível notar que as emoções e suas manifestações resultem destas relações. Além do desenvolvimento humano ocorrer em dependência do meio do qual está inserido, o conhecimento cognitivo também é adquirido através destas relações e suas consequências.

Um grande desafio encontrado no ambiente escolar é o despreparo emocional do próprio corpo docente. A sobrecarga de trabalho dos docentes, assim como a má remuneração, planejamentos a serem realizados, relatórios a serem escritos, atividades e trabalhos a serem corrigidos, dentre outras obrigações de extrema responsabilidade social, moral e ética, incluindo o conciliamento com a vida pessoal, afeta primeiramente a saúde mental dos educadores, contribuindo de maneira negativa no desenvolvimento destas crianças. Para que os mesmos consigam exercer empatia e analisar situações cotidianas de forma crítica, a fim de identificar questões emocionalmente não saudáveis que expliquem fatores negativos na aprendizagem de qualquer criança, primeiramente, é indispensável que estes estejam preparados psicologicamente, e emocionalmente saudáveis. Isto também refletirá nas crianças de maneira positiva, possibilitando olhares mais profundos, assim como a efetivação de um verdadeiro educador, que analisa a criança além de seu aspecto cognitivo e físico, levando em conta também seu emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com