TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Patrimônio é constituído por bens materiais, imateriais, naturais ou imóveis que possuam importância e significado artístico

Por:   •  21/11/2017  •  Dissertação  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

O patrimônio cultural abrange locais, elementos e manifestações culturais distintas que valorizamos por serem originados de nossos antepassados, do lugar onde vivemos por apresentarem valor social, cultural, econômico, cientifico e também por serem exemplos insubstituíveis de fonte de vida e inspiração. É nosso ponto de referência, nossa identidade, que só continua a existir graças a esforços especiais para protege-lo, esforço para conservar todo o contexto histórico de um povo, de maneira a não perder seus valores, crenças e nem sua identidade cultural. Temos que proteger esses valores a todo custo, para que não se perca.

Questão 2

O patrimônio é constituído por bens materiais, imateriais, naturais ou imóveis que possuam importância e significado artístico, cultural, religioso, documentário ou teor estético para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas gerações anteriores, são responsáveis pela continuidade histórica de uma sociedade desta forma podemos obter, com os patrimônios, mais conhecimento sobre nosso passado, a maneira como evoluímos, e consequentemente, encontrar melhores soluções para problemas atuais. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é um órgão brasileiro que age na administração, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. Estes patrimônios têm que ser vistos, tratados e amados, e não abandonados, pois representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Seu fim deixaria várias lacunas em muitos assuntos.

Questão 3 A

Pela minha percepção a Expo Londrina é um dos mais conhecidos bens patrimoniais da região em que moro, se trata de uma feira, com o que a de mais novo e atual no mercado no momento, sobre criação e manejo de animais, alta tecnologia no ramo do agronegócio, conta ainda com grandes shows, barracas típicas, oferece vários serviços de entretinimento para o público. É realizada pela Sociedade Rural do Paraná e já se consolidou uma das maiores e mais completas feiras do país, movimenta milhões de reais em pequenos e grandes negócios. Conta com a participação da população de todo a região. Recebe visitantes de todo o Brasil e exterior.

O patrimônio imaterial é passado de geração em geração e constantemente recriado por comunidades e grupos em função de sua interação com a natureza, de sua história e de seu ambiente, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Questão 3 B

O carnaval brasileiro é um ótimo exemplo de manifestação cultural repleto de expressões artísticas, conhecido no mundo todo pela beleza e grandiosidade dos desfiles, com seus artistas e carros alegóricos das escolas de samba. Ainda apresenta outros elementos como os blocos de rua, os bonecos de Olinda, principalmente em Salvador, que são referências da cultura e de alguns costumes brasileiros. Essas manifestações culturais são importantes para todos os brasileiros, pois assim possuímos a oportunidade de ter acesso e contribuir para a conservação da cultura e tradição do Brasil, sendo possível até mesmo apresentar todos esses costumes aos turistas brasileiros e estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com