TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Na Leitura na Alfabetização

Por:   •  18/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.484 Palavras (30 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

FACULDADE IGUAÇU – FI

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO[pic 2]

O PODER DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

título do trabalho:

RESUMO

Justifico a escolha do tema pelos atos admiráveis de ler e escrever. Ambos têm sentidos diferentes, porém possuem vários méritos em nosso saber. É por consideração um valor positivo que estabelece questão de cidadania e garante uma série de abordagens na interdisciplinaridade. A apresentação desse trabalho tem o objetivo de afirmar a autenticidade dos conceitos de leitura e escrita. Ao lermos livros de assombração, por exemplo, sentimos o enorme prazer de curti-los percebendo, portanto, a gratidão da literatura. As narrativas fazem parte da Língua Portuguesa. A escola deve proporcionar aos discentes, um meio favorável, usando uma caracterização dos tipos humanos de realidade qualquer considerado num estudo diferenciado de textos que rodeiam nossa sociedade, fazendo do indivíduo um leitor e escritor capaz de compreender e modificá-la de modo surpreendente. A conduta de ler para estudar é certamente o mais insistido pelos educadores a partir do Ensino Fundamental, ainda que não saibam como trabalhar com seus alunos devido às dificuldades de aprendizagem de alguns na leitura e escrita. Mas o foco não deve ser apenas a avaliação como também aderir à delineação restabelecendo regras do ato de comportar durante a leitura e escrita. De acordo com a OMS entre 10% e 15% da soma de crianças com problemas de aprendizagem têm apresentado a dislexia. Há 4 anos foi comprovado que 26% da população brasileira com mais de 15 anos teve autonomia para ler e escrever. Devemos mais do que nunca prestigiar leituras.

Palavras chave: Interdisciplinaridade, Leitura, Conduta, ler, Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O trabalho resgata uma maior oportunidade de pôr em prática os conhecimentos linguísticos de que dispõem bem como o aprimoramento da expressão oral, e, principalmente, a prática da leitura e interpretação e a produção de textos com clareza, precisão e coerência.

Para produção de textos, é necessário refletir sobre o tema proposto, anotar as ideias, fazer pesquisas adicionais e fazer esboço. Depois de feito o esboço, é preciso lapidar o texto, seguindo de crítica para verificar se as ideias estão claras e encadeadas. Essa leitura serve também para verificar possíveis erros gramaticais e ortográficos. A eficácia da escrita está na aproximação entre a intenção de dizer, o que se escreve e a interpretação de quem lê. A leitura como um meio de comunicação e expressão, deve buscar opiniões com grande necessidade o que a faz imprescindível para a formação da cidadania, em questão da especificidade e insubstitubilidade para o mundo atual.

A escrita é ainda entregue como forma de expressão, cuja contestação não exibiria. Por várias razoes que vai além das que sugerimos tudo aquilo que vão de especifico no uso da escrita, esse meio de interpor a autoridade na realidade dedicando-se pensamento da experiência com a própria experiência do pensamento como um método para transcrever oralmente a utilização de códigos, além de admitir uma transmissão/recepção de mensagens e uma enunciação de pensamentos diferenciados.  No entanto, o que nos propomos a fazer é fixar de maneira crítica, alguns conhecimentos básicos sobre a leitura e escrita que consideramos essenciais para a educação. Perante aos conhecimentos básicos, o leitor/escritor necessita de respeito a si mesmo e a outras pessoas e, sobretudo, confiar na capacidade de conduta e criatividade aos construir textos. É preciso reconhecer os conceitos da leitura e escrita.

“Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.” (Freire: 1997 11).

Oferecer ao aluno condições de desenvolvimento integral, e atendimento de qualidade com acesso ao conhecimento, respeitando sua faixa etária, sua disponibilidade de tempo, seu ritmo de aprendizagem e sua identidade cultural, com a concepção de que para aprender não há idade.

Resgatar a educação de jovens e adultos como um direito constitucional assim como o direito a um ensino de qualidade, possibilitando a integração destes sujeitos na sociedade e a qualificação para o trabalho, obedecendo a LDB.

  • Oportunizar o acesso e a permanência do aluno na escola até a conclusão do curso;
  • Oferecer ao aluno um ambiente de agradável convivência;
  • Estimular a permanência do aluno evitando a evasão escolar;
  • Buscar soluções para os alunos com dificuldade de aprendizagem;
  • Aperfeiçoar a ação pedagógica;
  • Assumir uma postura profissional;
  • Oportunizar encontros por área de ensino a fim de que juntos os professores possam programar e reformular o conteúdo programático;
  • Rever os critérios adotados e reformular as avaliações;
  • Capacitar o aluno para uma tomada de consciência da necessidade de estudo voltado para uma realidade global;
  • Proporcionar a participação dos alunos, professores e direção de uma escola em Projeto educacional organizados pela escola.

REFERENCIAL TEÓRICO

LEITURA E ESCRITA - LEITURA DISCIPLINAR E SEU DESEMPENHO

Desempenhar redação e leitura é obrigação de todos os professores de Língua Portuguesa. Cabe essa execução também aos educadores de outras disciplinas, no entanto a competência de ser perito em criar textos é essencial em qualquer disciplina. Cada campo de ação educacional tem textos com distinções exclusivas e não deixar tudo para o professor de português.

“Não é que agora todo mundo tem de ensinar Português e cuidar da correção ortográfica. Só o professor de cada área sabe se o texto que ele pediu está correto em termos de vocabulário ou clareza de argumentação”. (NOBREGA, p. 32, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (218.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com