TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principe

Trabalho Universitário: O Principe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual relação existe entre a situação da Itália e a obra “O Príncipe”?

A obra de Maquiavel revela a preocupação diante do perigo da divisão política em vários estados, situação em que se encontrava a Itália durante o século XVI. A península estava fragmentada em pequenos Estados, entre eles repúblicas, reinos, ducados além de territórios pertencentes à Igreja. A grande disputa de poder entre esses territórios provocava instabilidade política e a sua unificação do seria a solução.

2) Qual a importância do príncipe?

O príncipe teria o papel central e de maior importância no poder. Assim, era designado ao dever de manter a ordem, controlando o seu povo (súditos), eliminando qualquer ameaça de rebeldia ao seu governo, defender o seu reino organizando defesas contra invasores estrangeiros além de empenhar-se em dominar outros reinos. Dessa forma, a ordem, prosperidade e ampliação do seu reino estariam garantidas.

3) Segundo o Príncipe, toda cidade estava dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses?

Os grandes com o desejo de oprimir e comandar e o povo com o desejo de não ser oprimido e não ser comandado.Dessa forma, é visível as lutas internas e a necessidade de unificação.

4) Qual é para Maquiavel, a finalidade e o ponto de partida/lógica da política?

Para Maquiavel, a finalidade da política é a tomada e a manutenção do poder, mesmo que o governante (príncipe) utilize tanto os meios lícitos quanto ilícitos, ou seja, fazer uso da religião, da moral e da força, pois o político bem sucedido sabe o que fazer e dizer em cada situação. Dessa forma, essas são características fundamentais para definir um verdadeiro príncipe. A lógica da política nada tem a ver com as virtudes éticas dos indivíduos em sua vida privada. Maquiavel inaugura a ideia de valores políticos medidos pela eficácia prática e pela utilidade social afastados dos padrões que regulam a moralidade privada dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com