TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Proceso De Getão De Pessoas

Trabalho Universitário: O Proceso De Getão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Os processos de gestão de pessoas: monitoramento.

Compreendemos administrar como o processo de conseguir resultados através de pessoas. Administrar é criar condições para as pessoas cresçam com seu trabalho, atingindo os objetivos da empresa e satisfazendo suas necessidades pessoais. Desde a revolução industrial na Europa e América do Norte, percebemos uma “adaptação das empresas” as necessidades da produção cada vez mais em larga escala, essas necessidades implicaram a transformação da relação empregado-máquina e empregado-empregado, se antes todos os sujeitos produziam praticamente tudo ao mesmo tempo, a partir desse período, os sujeitos passam a responder por atividades específicas em um amplo espectro de atividades que deveriam ser realizadas para a produção de um determinado produto.

No mesmo sentido a administração pública, passou a exigir cada vez mais dos sujeitos envolvidos no trato da maquina administrativa, sobre o signo da burocracia, voltadas para o controle e para a garantia do bem a coletividade. Percebemos que ao longo de toda a trajetória humana de sua evolução tecnológica, o processo de gestão de pessoas vem também evoluído, chegando inclusive a se confundir com a própria “história do trabalho”, por conseguinte com a “história do homem”.

Atualmente com vistas a mutabilidade e fluidez da sociedade contemporânea, percebemos a necessidade de uma gestão de pessoas também mais flexível, menos rígida, em que o sujeito empregado não é simplesmente visto como um sujeito a ser explorado, mais sim como um colaborador, em que a medida que esse se desenvolve a própria empresa também se desenvolve, nesse sentido percebemos que o próprio processo de gestão de pessoas vem se desenvolvendo e se desdobrando em partes menores, mas não menos importantes, esse divisão gerou processos específicos e complementares, a saber: Processo de provisão, processo de desenvolvimento, processo de remuneração, processo de manutenção, processo de monitoramento e processo de aplicação.

No presente trabalho iremos abordar o processo de monitoramento. Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites da variação. Quando trabalhamos com pessoas há uma grande dificuldade em conseguir padrões de trabalho e resultados, isso se deve em parte pelo fato das pessoas serem diferentes com necessidades, talento, potencialidades, motivações, etc. distintas, todo esse grupo de fatores deve ser levado em consideração no que tange a gestão de pessoas. A tomada de conhecimento de todos esses fatores, não se dar apenas através do processo de seleção, mas se dar principalmente através do monitoramento do empregado, avaliando o seu desempenho, controlando o individuo estimulando fatores que gere o comprometimento, dessa forma é possível reter talentos e mesmo gerar o chamado banco de talentos.

É valido destacar que esse processo, juntamente com tudo que diz respeito a gestão de pessoas exige por parte dos colaboradores a manutenção e a alimentação com dados pertinentes, que permita a empresa formular, dentro da legalidade, ou seja, que não ultrapasse a privacidade e a intimidade de cada um, formular um perfil de seu funcionário, desse modo o principal objetivo do processo de monitoramento é coletar informações, que permita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com