TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Artes Cênicas e Mercado

Por:   •  20/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Artes Cênicas e Mercado

Espetáculo

“  Elogio a Loucura “

Espetáculo a ser construído a partir do texto “O suicidado da sociedade “  no livro “Linguagem e vida” de Antonin Artaud. Este texto diz respeito ao falecimento envolto em loucura e revolta do pintor Van Gogh onde Artaud explicita como uma sociedade pode culpar e mortificar um artista; o levando a loucura pro não corresponder aos ditames sociais. Serão inserido também outros escritos sobre a loucura de Antonin Artaud.

Exibição do espetáculo na  Escola SP de Teatro ( 3 semanas)

Oficina de atuação no Complexo Hospitalar do Juquery  ( 1 semana)

Oficina a ser aplicada com os internos do complexo a fim de levar o conhecimento da técnica aplicada a respiração que Artaud desenvolveu em seu texto “Um atletismo afetivo ”que se encontra no livro “Teatro e Seu Duplo”, aplicada pelo ator e diretor Fransérgio Araújo

Cia Ópera Ritüal

Direção Artística e Roteiro: Fransérgio Araújo

Direção Técnica: Mateus Guerra

Produção Musical: Wellington Vieira

Produtor Administrativo: Adriano Amorim

Quem é Antonin Artaud?

Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Paris em 4 de março de 1948). Poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo. Em Rodez, Artaud estabelece com o Dr. Ferdière, médico-responsável do manicômio, uma intensa correspondência. Uma relação ambígua se estabelece entre os dois: o médico reconhece o valor do poeta e o incentiva a retomar a atividade literária, mas, julgando a poesia e o comportamento de seu paciente muito delirante, ele o submete a tratamentos de eletrochoque que prejudicam sua memória, seu corpo e seu pensamento. Desenvolveu  técnicas e teorias, teatrais e psicológicas ,  intituladas de TEATRO DA CRUELDADE 4.  Artaud,  foi brevemente membro do movimento surrealista, delineou suas teorias em ”O teatro e seu duplo”. O Teatro da Crueldade pode ser visto como uma ruptura com o teatro ocidental tradicional e um meio pelo qual os artistas assaltam os sentidos do público extraído da sua enfermidade psíquica.

Por que produzir um espetáculo sobre Antonin Artaud?

Sua história de revolução e superação, em devoção de sabedoria para todos que enfrentam problemas psíquicos, foi para sua época   consideradas  loucura e insanidade .Mais tarde , os médios reconheceram sua mente avançada e contribuição para psiquiatria. Artaud é estudado até hoje por diversos seguimentos do conhecimento .

Objetivos Gerais

Fomentar a cultura e o  legado do teatro da crueldade de Antonin Artaud , gerar cultura gratuita para cidade de São Paulo e manter viva a história e  estudo da  psiquiatria. Formar e contribuir para formação de estudantes em psicologia e teatro e finalmente, criar um produto cultural de qualidade ; visando aprovação no..............

Público Alvo

Estudantes de artes, produtores e público geral, pacientes  e  profissionais das clinicas de reabilitação psicológica.

Justificativa

Conscientizar a sociedade de que ela é uma potência geradora de frustrações e deformidades na psique humana é tarefa legada aos artistas do teatro que enxergam a violência, de todas as formas, e sob o indivíduo, como um aprisionamento, que o leva a incapacidade de transformar seu entorno, ou seja, criar um agente libertador da opressão gerada pelos condicionamentos impostos pela cultura civilizatória. Realizar o Teatro da Crueldade de Artaud é oferecer também, o espelho necessário para que possamos não cair na armadilha  exploração social do individuo que o leva a loucura. Mostrar a decadência de uma sociedade é espelhar nela mesmo a necessidade de se buscar uma filosofia compatível com sua possibilidade de evoluir, a estética do estranhamento do teatro da crueldade levará a registrar cognitivamente o imenso abismo que existe hoje dentro da tentativa de se livrar do ser automatizado.

"Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que eles sejam ouvidos". Antonin Artaud

Wellington Vieira do Nascimento

Fransérgio Gonçalves de Araújo

Mateus Guerra da Cruz

Adriano Amorim

Sobre o PROAC

O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária. • Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com