TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ginastica Laboral

Por:   •  8/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário URCAMP

Curso de Educação Física/Campus Alegrete

Dados de identificação:

Coordenador do Curso de Educação Física: Gabriel Feijó

Professor: Josie Pillar

Semestre: VII

Título do Projeto: Ginástica Laboral em Empresas

Empresa: Banco do Rio Grande do SUL

Acadêmico Responsável: Andressa Carvalho Corrêa

1. Resumo

A proposta, empresa Banrisul que é um banco estatal, com foco de negócio na região sul do Brasil. Tem como realizar durante a jornada de trabalho, exercícios específicos de alongamento, relaxamento e para descontrair ginástica aeróbica. Com duração de 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho. O objetivo da GL é o aumento da produção da empresa pode ser explicado como a elevação da autoestima do trabalhador, pois ele se sente “cuidado” pela empresa e assim exerce suas funções laborais com mais ânimo. Além disso, ocorre a diminuição dos afastamentos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), diminuição de acidentes ocupacionais, entre outros. Tratando- se dos benefícios da GL para o trabalhador é observado mais ânimo e disposição para o trabalho, melhora no relacionamento com os outros trabalhadores, melhora postural, maior atenção em suas atividades ocupacionais e melhora de sua qualidade de vida.

2. Introdução

A ginástica laboral é sim permitir uma recuperação muscular ao longo da jornada de trabalho diminuindo ás tensão muscular. Algumas medidas de prevenção apesar de serem facilmente praticada não ganham a devida importância do servidor, que muitas vezes preocupa se com a saúde somente após o aparecimento de sintomas. Ações simples de rápida execução podem evitar longos períodos de desconforto e dor. A manutenção de posturas durante a jornada de trabalho associada há alguns movimentos repetitivos prepõe as tensões musculares. Por exemplo, se eu segurar um peso de 5kg isto não causara dor no meu braço, pois esse peso é leve pra mim mas caso eu continue segurando este peso por muito tempo vou começar a sentir dores no braço, como se ele começasse a queimar, esta dor é gerada porque eu mantive uma tensão muscular por um longo período não dando tempo para que meu músculo se recupera-se. O mesmo ocorre durante a nossa jornada de trabalho, ao mantermos sentados no computador ou com o braço suspenso realizando a digitação temos que manter contrações musculares na região lombar na região cervical ou mesmo nos músculos do braço que atuam durante a tarefa. Da mesma forma ao segurar o peso essa contração continuada ira gerar dor muscular e sobre carga nos tendões e estruturas articulares.

3. Desenvolvimento do projeto:

      3.1 Primeira fase: Estruturação

Esta empresa tem diversos setores e diverge de muito, de tipo de tarefas de cada setor e existe uma demanda de trabalho de exercícios diferentes principalmente porque a tarefa exige do corpo humano destes trabalhadores diferentemente de setor pra setor. Em alguns lugares se tem a coluna lombar como principal exigência outros membros inferiores ou superiores.

No setor administrativo percebe-se também que a coluna lombar é demasiadamente exigida para manutenção da postura por um período prolongado. Foi identificado que em todos os setores onde se ministra ás aulas de alguma forma é necessário que os exercícios contemplem ás demandas da coluna lombar. Então colocasse na matriz o exemplo da lombar e assim se mapear as outras regiões, demandas e objetivos que são comuns para todos os setores. A partir disso elabora se aulas padrões que contemplem aquele objetivo.

      3.2 Segunda fase: Planejamento

A estrutura ginástica laboral segue basicamente a mesma estrutura de qualquer aula de um programa de educação física ou de um programa de fisioterapia.

O objetivo é começar com uma parte inicial, principal e uma final. Na parte inicial vai ser trabalhar a iniciação pra tudo que vai acontecer durante a aula de ginástica laboral, na parte principal é aonde vai se dar ênfase na parte em que se determinou naquele dia de trabalho. Na parte final vai entrar uma volta calma, um ciclo da aula iniciado levemente na parte principal onde vai ser dada ênfase exigindo um pouco mais do aluno, na parte final se reduz o circulo para que ele possa entender esse ciclo que acontece ao longo da aula.

Ás aulas acontecerá três vezes por semana, de 10 a 15 minutos, em cada encontro, ministrado por profissional graduado em Educação Física que prevê aulas, inclusive, individualizadas. Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Os tipos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. É uma atividade de baixa intensidade e ocorre em um curto período de tempo, assim, não cansa e nem sobrecarrega ninguém.

Esperamos que cada funcionário e estagiário tenha consciência de que as pausas no trabalho são fundamentais para alcançar uma vida melhor, tanto pessoal como profissional. 

     3.3 Terceira fase: Execução

Muitos de nós estamos acostumados a ficar sentados trabalhando a maior parte do nosso dia. Por mais confortável que estejamos nosso corpo precisa de movimento e atividade, especialmente se quisermos manter um bom estado de saúde, tanto físico quanto psicológico. É por isso que é tão importante fazer pausas ativas nestes tipos de situação.

Ás pausas ativas são rotinas curtas de exercícios simples que envolvem os grupos musculares, exercícios de mobilidade articular, alongamento e relaxamento, e são realizados no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com