TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OURO PRETO DO OESTE - RO

Por:   •  12/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OURO PRETO DO OESTE - RO

        

OURO PRETO DO OESTE - RO

2020

1. INTRODUÇÃO

        O Projeto de ginástica laboral para professores e funcionários da estância turística de Ouro Preto do Oeste - RO, tem como justificativa para o seu desenvolvimento, a promoção e prevenção da saúde dos funcionários das escolas e secretária de educação de Ouro Preto do Oeste - RO.

Os objetivos são reduzir o esforço na execução das tarefas diárias, melhorar a postura, combater o estresse, entre inúmeros outros. O projeto será desenvolvido nas escolas e secretária de educação.

As atividades a serem desenvolvidas terão duração de 10 a 15 minutos e poderão ser realizadas até 5 vezes na semana, serão desenvolvidos exercícios de alongamento, fortalecimento da musculatura, relaxamento, exercícios de respiração e dinâmicas em grupos.

Este projeto será de suma importância para a saúde dos colaboradores e consequentemente proporcionará a redução de afastamentos em função de doenças relacionadas ao trabalho.

                

2. PROBLEMATIZAÇÃO

        O desgaste físico e emocional sofrido pelos professores dentro das escolas na execução de suas atividades diárias é bastante significativo na determinação de transtornos relacionados ao estresse e doenças ocupacionais, como é o caso das depressões, transtornos de ansiedade, lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) entre outros problemas encontrados no ambiente escolar e tem como fatores principais:

 Fatores biomecânicos relacionados a repetitividade de movimentos, manutenção de posturas inadequadas, trabalho muscular estático, condições de ambiente de trabalho, entre outros;

 Fatores organizacionais do trabalho quanto a intensificação do ritmo do trabalho, o aumento da jornada de trabalho, falta de autonomia;

 Fatores psicossociais, entendidos como a percepção que o trabalhador tem dos aspectos organizacionais do trabalho, podendo levar à fadiga pelo acúmulo de tensão psíquica.

A partir da realidade percebida nas instituições de ensino no que concerne à saúde encontrou-se a necessidade de implantar a ginástica laboral para a redução de casos de afastamento por doenças ocupacionais provocadas por posturas incorretas e movimentos repetitivos e as doenças psíquicas, além da promoção de integração entre os funcionários, facilitando o convívio e as relações interpessoais.

3. OBJETIVOS

        A ginástica laboral, que visa a promover a da saúde e melhora das condições de trabalho, além da preparação biopsicossocial dos participantes, contribui direta ou indiretamente para a melhoria do relacionamento interpessoal, sem falar na redução dos acidentes de trabalho, na redução do absenteísmo e, consequentemente, no aumento da produtividade com qualidade.

        Buscando a melhoria da saúde do trabalhador o Projeto de Ginástica Laboral através de sessões que, comumente, terão duração de 10 a 15 min e serão realizadas, no local de trabalho, antes, durante ou após a jornada de trabalho e tem como objetivos:

  • Minimizar impactos negativos provenientes do sedentarismo na vida e saúde do trabalhador;
  • Melhorar a postura;
  • Diminuir a tensão muscular desnecessária;
  • Diminuir o esforço na execução das tarefas diárias;
  • Promover a integração social;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal;
  • Favorecer o sentimento de equipe;
  • Reforçar a autoestima;
  • Melhorar a capacidade de concentração no trabalho;
  • Demonstrar a preocupação da instituição com seus funcionários;
  • Diminuir o número de afastamentos do trabalho por motivo de doenças;
  • Diminuição do número de acidentes de trabalho;
  • Redução dos níveis de estresse e tensão geral
  • Aumento de satisfação de servidor no ambiente de trabalho.

4. METODOLOGIA

Participantes

Todos os funcionários e servidores das escolas e secretária de educação do município.

Procedimentos 

O projeto terá 6 (seis) fases de implantação, sendo elas:

  1. Diagnóstico inicial:

 Levantamento do número de escolas/setores que serão atendidas;

 Levantamento do número de funcionários por escola/setor;

 Levantamento dos horários das jornadas de trabalho dos colaboradores (entrada/ intervalo/ pausa/ saída);

 Identificar quais setores possui atendimento ao público e em que horário este é realizado, para identificação do período de menor fluxo de trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com