TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador em Estética

Por:   •  25/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA EAD

PROJETO INTEGRADOR

PATRÍCIA DE COGOY ZOPPO

DOENÇAS DE PELE: ACNE

BAGÉ – RS

2021

PATRÍCIA DE COGOY ZOPPO

DOENÇAS DE PELE: ACNE

                                   

Projeto Integrador apresentado ao Curso Estética e Cosmética EAD, como requisito parcial do Módulo I, sob a orientação da professora Ana Carolina Zago.

BAGÉ – RS

2021

SUMÁRIO

TEMA        3

PROBLEMA        3

INTRODUÇÃO        4

1.1 JUSTIFICATIVA        5

1.2 OBJETIVOS        5

1.2.1 Objetivo geral        5

1.2.2 Objetivos específicos        5

2 ACNE        6

2.1 DEFINIÇÃO DE ACNE        6

2.2 CAUSAS DA ACNE        6

2.3 PREVENÇÃO        7

2.4 TRATAMENTO DA ACNE        8

2.5 CONTRIBUIÇÃO DO ESTETICISTA PARA A MELHORA DO PROBLEMA        9

REFERÊNCIAS        10


TEMA

                Acne vulgar: principais tratamentos estéticos.

PROBLEMA

O objetivo do tratamento da acne vulgar por especialistas em beleza é manter a pele limpa e saudável, livre de acne e pústulas, inibir o crescimento bacteriano e a inflamação e prevenir a formação de cicatrizes desagradáveis. Dependendo do grau de acne e do estado geral da pele, vários tratamentos podem ser usados. A acne é um campo de pesquisa em andamento e sua compreensão está em constante aprimoramento, ajudando a aperfeiçoar os métodos de tratamento e utilizando protocolos específicos que envolve cada vez mais os fatores que tornam os pacientes mais satisfeitos com os resultados do tratamento.


INTRODUÇÃO

As doenças de pele podem gerar conflitos negativos na qualidade de vida de jovens e adultos, pois a autoimagem desempenha um papel importante, pois faz parte do processo de aceitação. No caso, a acne é uma das principais doenças cutâneas, e ela pode levar a problemas psicológicos como: ansiedade, depressão, baixa autoestima e, em casos mais extremos, pensamentos e comportamentos suicidas (KAMAMOTO et al., 2014).

A acne vulgar é um distúrbio cutâneo, crônico, multifatorial e inflamatório da unidade das glândulas sebáceas composto por folículos pilosos e glândulas sebáceas (LOURENÇO, 2011). Costuma aparecer na adolescência, homens e mulheres da mesma idade, sendo responsável por cerca de 80% das queixas dermatológicas nessa faixa etária (VIEIRA; LYON; PETROIANU, 2013). Embora ambas as condições ocorram, ela tem maior impacto nos homens (TONIAL; OLIVEIRA; LUBI, 2017).

O mecanismo de formação da acne está relacionado a uma variedade de fatores causais mediados por fatores como hereditariedade e atividade hormonal. Os principais fatores envolvidos são a secreção excessiva de sebo, hiperqueratinização dos folículos pilosos, colonização bacteriana nos folículos pilosos e folículos pilosos adjacentes e inflamação da pele (SILVA, COSTA e MOREIRA, 2014).

Inicialmente, as principais lesões são lesões não inflamatórias, que podem evoluir para lesões inflamatórias ou resolver espontaneamente (FIGUEIREDO et al., 2011). Acomete geralmente a face, tórax e costas e áreas da pele por meio de um grande número de glândulas sebáceas (STEINER; STEINER, 2012).

Além de dividir as lesões, existe também um sistema de classificação de acne, que pode orientar os profissionais a conduzirem o tratamento adequado a partir da identificação das lesões, da gravidade da doença, do risco de cicatrizes e do impacto sociopsicológico da doença. O quadro clínico é dividido em cinco graus diferentes (acne comedônica, pápulas, cistos nodulares, bulbo e fulminante), e classificados de acordo com o tipo de lesão (acne não inflamatória ou acne inflamatória) (ROTTA, 2008).

O tratamento pretende prevenir ou tratar lesões, diminuir o desconforto físico causado por lesões inflamatórias, melhorar a aparência, prevenir ou reduzir cicatrizes, conter efeitos psicológicos diversos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes (PIANA; CANTO, 2010).

A fim de investigar os objetivos da pesquisa, será realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da análise de artigos científicos e livros publicados entre 2010 e 2021. A busca será realizada nas bases de dados Scielo, e Google Acadêmico utilizando a palavra-chave Acne vulgaris.

1.1 Justificativa

O tema escolhido para ser abordado neste estudo foi doenças de pele, mais especificamente a acne vulgar e quais os principais procedimentos de tratamentos estéticos. Portanto, justifica-se a escolha deste tema por considerar que o predomínio generalizado de acne vulgar na população e a necessidade de intervenção precoce, pois a profissão de estética atua na fase inicial da acne, nomeadamente I e II. Portanto, compreender e promover procedimentos de tratamento de beleza é essencial para a melhor formação do futuro esteticista.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Investigar os principais procedimentos de tratamento estético de pacientes com acne vulgar.

1.2.2 Objetivos específicos

- Descrever a fisiopatologia da acne e suas causas;

- Classificar o grau de acne relacionado às reações cutâneas;

- Determinar o comportamento do tratamento estético de pacientes com acne vulgar.

2 ACNE

2.1 DEFINIÇÃO DE ACNE

Acne vulgaris é uma doença de pele muito comum em adolescentes, mas pode durar até a idade adulta. A acne apresenta-se como uma das principais doenças de pele, podendo resultar em questões psicológicas como a depressão, ansiedade, baixa autoestima e em casos mais extremos, pensamentos e ações suicidas (SILVA, COSTA e MOREIRA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (348.8 Kb)   docx (663 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com