TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Faz Uma Criança Em Uma Escola De Educação Infantil

Dissertações: O Que Faz Uma Criança Em Uma Escola De Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

O que faz uma criança em uma Escola de Educação Infantil?

Brinca. Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.

Não é apenas isso o que acontece.

Até os 6 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Por isso, a Creche-Escola Cantinho Feliz estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil.

Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, a Creche-Escola Cantinho Feliz oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagens planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.

Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança.

Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, a Creche-Escola Cantinho Feliz propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.

Leitura e Escrita, Inglês, Artes Plásticas, Música, Conhecimento da Natureza e da Sociedade, Educação do Movimento – em todas as atividades a criança não é absolutamente aquele agente passivo da educação tradicional, mas participante, ativo no processo de construção do conhecimento.

Em todas as áreas, as crianças têm a possibilidade de utilizar recursos como a Informática, e vivenciar experiências ricas, como aulas de culinária.

Conheça um pouco do nosso cotidiano, acompanhando as atividades das crianças.

Linguagem oral e escrita

A criança no Cantinho Feliz vai aprender a ler e a escrever? Irá bem além disso, porque não aprenderá mecanicamente. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de texto, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar idéias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

Linguagem das Artes Plásticas e Música

Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns da Educação Infantil. Mas é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.

A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.

Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.

A educação do movimento

Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.

A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas.

As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Conhecimento da Natureza e da Sociedade

Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.

Em todas as situações, o grande enfoque da Educação Infantil está no desenvolvimento de atitudes de valorização e preservação do ambiente.

Matemática

A idéia de que Matemática é um difícil segredo, reduzido a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. No Cantinho Feliz, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de idéias matemáticas relativa a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com