TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Vem A Ser Comportamento Organizacional

Artigo: O Que Vem A Ser Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 7

Comportamento Organizacional.

O que vem a ser Comportamento Organizacional?

O comportamento organizacional é um estudo com o objetivo de entender o comportamento, o relacionamento e o desempenho das organizações, tais como, atitude e desempenho do trabalhador no ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; e o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que se diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade. No entanto se quisermos entender de CO, necessitamos estudar atentamente as chamadas Ciências Comportamentais.

Ciências Comportamentais: Surgimento e Influência.

Como um conjunto científico de disciplinas, as ciências comportamentais encontram-se em um estágio de desenvolvimento aquém das ciências biológicas e físicas. O próprio terno ciência comportamental começou a ser usado em um passado relativamente recente, no início da década de 50. Maior volume de recursos voltados para está área fez com que ela começasse a ter maior evidencia no contexto das ciências. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e contexto, os pesquisadores e praticantes de CO tinham que contar com informações provenientes de muitas disciplinas diferentes. Tais informações de caráter variado e complexo, ao ser processadas e ordenadas, permitem o estudo do funcionamento dentro das organizações de forma sistemática. O que passou a acontecer é que, além do simples conhecimento intuitivo, passamos a ter também o conhecimento sistemático proveniente de ciência e de disciplinas variadas.

Contribuições Interdisciplinares.

O Comportamento organizacional trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceito de várias outras ciências sociais. A psicologia ajuda os participantes de CO a compreenderem os microproblemas da vida organizacional. As teorias psicossociais explicam e tem como função analisar o comportamento de grupos. A sociologia afeta o CO especialmente no nível macro. A antropologia contribui para uma análise cultural do conflito. A ciência política contribui para um melhor entendimento do poder.

Como efetuar o estudo de CO.

O comportamento organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração, isto contribui para explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento. O método científico permite certa previsibilidade e a habilidade de gerenciar de uma situação para outra. Permite também que estudemos de forma sistemática.

Sistema: Conceito e Hierarquização.

Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo.

Níveis de Complexidade:

Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem, Sugeriu ele, oito níveis:

1°. Sistemas Estáticos; compõem-se eles de estruturas, tipificadas pelo padrão dos átomos em uma fórmula molecular, tais como os mapas da terra ou do sistema solar.

2°. Sistemas Dinâmicos Simples; neles se incluem os mecanismos do relógio, de movimentos predeterminados.

3°. Sistemas Cibernéticos Simples; servindo de exemplo o termostato. Esse dispositivo implica a comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

4°. Sistema Aberto ou auto- regulável; nesse nível, a vida diferencia-se da não-vida. Poderíamos chamá-lo de nível da célula.

5°. Vida Vegetal; observamos aqui uma divisão de trabalho entre células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes, etc.

6°. Reino Animal; enquanto na vida vegetal os órgãos sensoriais são poucos desenvolvidos, já nessa esfera surgem receptores especializados de informações e desenvolve-se o sistema nervoso, permitindo ao cérebro organizar as informações com vistas à mobilidade e ao comportamento.

7°. Ser Humano; o homem possui a qualidade auto-reflexiva. Ele não apenas sabe, mas sabe que sabe.

8°. Organização Social; a unidade nesse caso não é o indivíduo, mas o papel por ele desempenhado, aquela parte dele interessada na organização ou situação em questão.

Componentes e Características de um Sistema.

Insumos (entradas, inputs);

Processamento (throughput);

Exsumos (produto, output);

Entropia;

Homeostase;

Retroalimentação (realimentação, feedback);

Decomposição do sistema em subsistema.

Sistema organizacional e seus objetivos.

Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.

Objetivos da sociedade; Ponto de referência: a sociedade em geral.

Objetivos de produção; Ponto de referência: o público que entra em contato com a organização.

Objetivos de sistemas; Ponto de referência: o estado ou maneira de funcionar da organização, independentemente dos bens e serviços que produz, ou dos objetivos daí resultantes.

Objetivos de produtos (ou mais exatamente, objetivos caracterizados pelos produtos); Ponto de referência: as características dos bens e serviços produzidos.

Objetivos derivados; Ponto de referência: os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos.

A organização vista como um sistema sociotécnico estruturado.

Na abordagem sistêmica das organizações, estas são vistas como sistemas sociotécnicos estruturados. Essa abordagem apresenta vários aspectos de interesse. As organizações são analisadas como sistemas abertos, relacionados com outros sistemas, com os quais trocam informações. São sistema dinâmicos, em constante adaptação e mudança, buscando o equilíbrio, a homeostase. Como sistemas que são, estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com