TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionario de Ética

Por:   •  16/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário

1- Com suas palavras defina Ética e Moral:

R.: Ética: É o conjunto de regras morais que regulam a conduta e as relações humanas.    Moral: É um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido dentro de uma determinada sociedade.

2- Cite três conceitos de Ética e Moral:

R.: Construir bases e guias para a conduta do indivíduo, comportamento no meio social em que vive e construção do caráter e virtudes.

3- Quais os oito princípios éticos?

R.: Amor, sinceridade, justiça, responsabilidade, respeito, prudência, honestidade, liberdade.

4- O que é necessário para o tecnólogo, técnico e aux. de radiologia exercer a profissão?

R.: Ser inscrito no Conselho regional da sua respectiva jurisdição.

5- A lei 7394 regulamentada pelo decreto 92720 estabelece preceitos para quais áreas?

R.:  Radiológica, no setor de diagnósticos; radioterápica, no setor de terapia; radioisotópica, no setor de radioisótopos; industrial, no setor industrial e de medicina nuclear.

6- Cite um artigo do capitulo 3 do qual você acredita que ocorra com mais freqüência:

R.:  Compactuar, de qualquer forma, com irregularidades dentro do seu local de trabalho. (Sob receio de perder o emprego se o local for fechado por irregularidades, por exemplo).

7- Qual a atitude de um tecnólogo, técnico e aux. de radiologia diante de uma greve da categoria? O que ele pode ou não fazer?

R.:  Têm a obrigação de adotar uma atitude de solidariedade e consideração a seus colegas, não podendo posicionar-se contrariamente a movimentos da categoria, com a finalidade de obter vantagens.

8- Quando o tecnólogo, técnico e aux. de radiologia está insatisfeito com os serviços hospitalares e com os outros profissionais, qual a atitude deve ser tomada?

R.: Deve encaminhar, por escrito, à direção da instituição relatório e pedido de providências, caso persistam comunicar às autoridades competentes.

9- Quais as funções o tecnólogo, técnico e aux. de radiologia não podem executar na função de empregado?

R.: Quaisquer atividades que não sejam de sua competência legal.

10- O que é necessário para um técnico já com a carteira de CRTR válida realizar um exame?

R.: São necessárias prescrições médicas e orientações técnicas do Coordenador Técnico do serviço.

11- Qual o artigo comenta a respeito das normas legais? E o que diz?

R.: Artigo 17: o tecnólogo, técnico e aux.de radiologia deve observar, rigorosa e permanentemente, as normas legais de proteção contra as radiações ionizantes no desempenho de suas atividades profissionais, para resguardar sua saúde, a do cliente, de auxiliares e seus dependentes.

12- Como deve ser remunerado um tecnólogo, técnico e aux. de radiologia? E como pode ser composto seu salário?

R.: De acordo com o artigo 22, devem ser remunerados em níveis compatíveis com a dignidade da profissão e sua importância reconhecida na área profissional a que pertence.  E, de acordo com o artigo 23, a remuneração será composta de salários, comissões e produtividade, por qualidade e participações em faturamento de empresas ou departamentos radiológicos.

13- Cite três ações que podem ser descritas como infração ética de um tecnólogo, técnico e aux.de radiologia ?

R.:  Revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício da profissão; negligenciar na orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional;  fazer referencia a casos clínicos identificáveis, exibir clientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos radiológicos em programas de radio, televisão ou cinema, em artigos, entrevistas ou reportagens em jornais, revistas, congressos e/ou simpósios, ou outras publicações legais, salvo se autorizado pelo cliente/paciente ou responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com