TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo no Esporte

Por:   •  15/4/2020  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

O racismo no esporte

O racismo no esporte é um problema pertinente ao redor do mundo.

O futebol é um exemplo de esporte que é praticado em larga escala no mundo inteiro, e que tem o preconceito como um adversidade que infelizmente está presente nesse ambiente.

Como a maioria dos jogadores brasileiros são declarados como negros ou pardos, o racismo vira uma realidade.

Segundo o Observatório da Discriminação Racial, no ano passado, o número de casos de injúria racial no esporte cresceu 6,8% em relação ao ano de 2018.

Na Europa, os crimes relacionados ao preconceito também vem sendo bastante recorrentes. Um dos mais recentes ocorreu na Itália, com o jogador Romelu Lukaku. O atacante foi alvo de ofensas racistas realizadas por torcedores do time rival, o Slavia Praga. Lukaku comentou o caso e cobrou uma posição das autoridades.

"Espero que a Uefa faça alguma coisa, porque o estádio inteiro se comportou daquela forma."

Alguns brasileiros como o Taison e Dentinho também sofreram com o racismo, durante o Campeonato Ucraniano de 2019.

Uma das medidas tomadas no Brasil, em prol da solução e maior fiscalização em casos de cunho discriminatório, foi a criação de um canal on-line para crimes de discriminação ou preconceito racial. Segundo a administração do estádio Mineirão, qualquer torcedor que for vítima ou presenciar algum ato poderá denunciar por e-mail. No mesmo estádio no ano passado, um segurança sofreu ofensas racistas por parte de um torcedor Alvinegro, durante o jogo entre o Atlético e o Cruzeiro. Numa discussão, Adrierre Siqueira da Silva, tenta intimidar Fábio Coutinho, gritando "Olha a sua cor" e após isto, ainda cospe na cara do funcionário.

Outro caso que também ganhou muita repercussão, foi o do irmão do torcedor, Natan Siqueira da Silva. O homem teria chamado de 'macaco' o mesmo segurança. Ele negou as acusações,alegando ter dito 'palhaço'.

"Tenho parentes negros, meu cabeleireiro é negro" foi a justificativa que utilizou para dizer que não seria racista.

Apesar disso, a perícia apontou que Natan xingou sim o segurança de 'macaco'. Ambos os torcedores foram indiciados e tiveram suas participações no Atlético desligadas. Fábio, o segurança, relata ter vivido a situação mais delicada de sua carreira.

"A nossa intenção era barrar a ida dos atleticanos para uma área restrita, área da imprensa, mas eles queriam passar de qualquer jeito. Foi triste, foi pesado demais. 'Olha sua cor, não põe a mão em mim' Então, pela minha cor, eu sou inferior a outro ser humano? questionou, emocionado.

Atos do tipo, não devem ser tratados como caso isolados, e sim como provas do racismo estrutural na sociedade brasileira. As pessoas que cometem este tipo de crime devem ser punidas, e os casos devem ser apurados, tanto no âmbito esportivo, quanto em todos os outros ambientes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com