TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA – IFB.

POLO TAGUATINGA C4.

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - MÓDULO III

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

 

Professores:

Keila Sanchez

Ricardo Faustino Teles

Tutor:

 Cleison Martins de Brito

ATIVIDADE SUPERVISIONADA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Componentes:

Edna Cruz Lima – 152064170147

Eliane Antonia Cunha Rodrigues - 152064170040

Hans de Paulo Moura - 152064170061

Lucimar Vieira da Silva - 152064170029

Taguatinga

Novembro/2016

Edna Cruz Lima, Eliane Antonia Cunha Rodrigues, Hans de Paulo Moura e Lucimar Vieira da Silva.

ATIVIDADE SUPERVISIONADA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, como requisito para Atividade Supervisionada.

Taguatinga

Novembro/2016

Introdução

O setor moveleiro brasileiro vem crescendo nos últimos anos, alavancando empresas de pequeno porte nesse segmento. Segundo Abimóvel (2007), a indústria brasileira de móveis é formada por mais de 16 mil micros, pequenas e médias empresas que geram mais de 206 mil empregos. Dados divulgados pela MOVERGS (2010a; 2010b) indicam cerca de 2,7 mil dessas indústrias moveleiras encontra se no Rio Grande do Sul.

A empresa moveleira foi fundada em 1965, possui 330 colaboradores e situa- se na cidade de Dois Córregos, e a empresa de baterias automotivas foi fundada em 1993, possui 400 colaboradores e situa – se na cidade de Bauru na região centro-oeste paulista.

As empresas de baterias automotivas são certificadas segundo o ISO 14001 e a moveleira está em processo de certificação. Ambas são certificadas segundo a norma ISO 9001(Sistema de Gestão da Qualidade).

O desenvolvimento e implementação deste tipo de sistema têm enfrentado uma série de problema que vão desde o baixo envolvimento da alta direção até a dificuldade de interpretação de procedimentos escritos, destacando – se aqueles relacionados aos recursos humanos.

Um dos méritos da norma ISO 14001, de acordo com Valle (2002), é a uniformização das rotinas e dos procedimentos necessários para uma organização certificar – se ambientalmente, cumprindo um roteiro padrão de exigências válido internacionalmente. Esta norma não substituía legislação local vigente, mas a reforça ao exigir o seu cumprimento integral para que seja concedida a certificação.

JUSTIFICATIVA

Conscientizar em um sistema global a necessidade de limitar às ações invasivas ao meio ambiente, que vem aumentando em nível mundial, principalmente pelos desacatamentos dos países industrializados com relação às emissões de poluentes e geração de resíduos que agridem a natureza como um todo. Consequentemente com esta realidade surge também à preocupação de reduzir o impacto ambiental especificamente do setor produtivo. Esta nova atitude em relação à proteção do meio ambiente vem exigindo um esclarecimento e uma adaptação por parte das indústrias moveleiras.

A escolha do setor moveleiro para a efetivação deste estudo justifica-se por seus processos produtivos inserirem-se de forma ampla nas questões ambientais e na concorrência do mercado competitivo.  

OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho foi determinar as ações necessárias para a implantação de um sistema de gestão ambiental nas indústrias de moveis planejados com receita anual de R$5.000.000,00, com cerca de 100 funcionários. Deseja obter a certificação principalmente para diminuir os custos de produção e agregar valor ao seu produto, conforme os requisitos da norma NBR ISO 14001 e 9001, a partir da análise da gestão ambiental do setor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para alcançar o objetivo geral definido, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

  • Avaliar as práticas utilizadas na gestão ambiental de tecnologia de usinagem com o uso de sistemas computadorizados
  • Identificar oportunidades de melhoria na gestão ambiental realizado nas indústrias em estudo;
  • Sistema de pintura com cabine com jato d´agua e;
  • Atendimento ao cliente com produto final,

Recomendar procedimentos necessários para a adequação da gestão ambiental das indústrias em estudo aos requisitos da norma NBR ISO 14001:2004

METODOLOGIA

A metodologia a ser aplicada será a da pesquisa bibliográfica, cujos passos a serem adotados serão os seguintes: Pesquisa de material bibliográfico que irá embasar fundamentos;

  • Revisão de leitura;
  • Seleção do material pesquisado;
  • Levantamento de outros fatores sobre o tema;
  • Informações em site de órgão públicos locais;
  • Dados estatísticos de indústrias do segmento; e

Manuseio dos dados coletados (visita a locais sem aplicação de questionário).

Cumprimento da Legislação Ambiental

        As principais normas e diretrizes de sistemas de gestão tratam de qualidade, meio ambiente, segurança e da responsabilidade social. Em respostas as demandas da sociedade e as exigências do mercado surgiram a (ISO 14001), que é a norma que trata da qualidade ambiental.

        As principais normas e diretrizes de sistemas de gestão tratam da qualidade, meio ambiente, segurança e da responsabilidade social. Em respostas as demandas da sociedade e as exigências do mercado surgiram a (ISO 14001), Entende-se como meio ambiente o ar, a água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com